Copa Davis: Canadá segue perfeito e Holanda passa pelo EUA
O enfraquecido Canadá, que já não contava com Felix Auger-Aliassime e Milos Raonic, sofreu um golpe com Denis Shapovalov, que ainda não estava pronto para entrar em ação devido a um problema recente no joelho.
No entanto, Vasek Pospisil fez com que eles começassem bem ao vencer Leo Borg por 2 a 1 (7-6, 5-7 e 6-2).
Gabriel Diallo, que desempenhou um papel importante na impressionante vitória do Canadá sobre a Itália na quarta-feira, derrotando Lorenzo Musetti, ajudou a equipe a conquistar uma vantagem de 2 a 0 sobre a Suécia no Grupo A em Bolonha, ao superar Elias Ymer por 2 a 0 (6-4 e 6-3).
"Estou feliz com a forma como competi", disse Diallo, número 158 do mundo. "Obviamente, as coisas estão acontecendo do meu jeito agora, então é fácil manter a positividade.
"Eu sabia que, ao entrar nesta semana, as classificações não importavam muito na Copa Davis, porque há algo em jogar pelo seu país que pode inspirar os jogadores. Tentamos entrar em quadra e competir o máximo que pudermos e encontrar uma maneira de vencer".
Outros confrontos
A Austrália iniciou sua tentativa de chegar às rodadas de mata-mata em Málaga em novembro, quando os vice-campeões de 2022 venceram a França por 2 a 1 no Grupo B em Manchester.
Max Purcell e Matthew Ebden venceram por 2 a 0 (7-5 e 6-3) em suas duplas decisivas contra Nicolas Mahut e Edouard Roger-Vasselin.
Na cidade croata de Split, a Holanda deu aos Estados Unidos sua primeira derrota no Grupo D.
Botic van de Zandschulp venceu um set de abertura apertado contra Tommy Paul, antes de derrubar o número 13 do mundo e vencer por 2 a 0 (7-6(2) 6-2), antes de Tallon Griekspoor se esforçar para derrotar Frances Tiafoe por 2 a 1 (6-3, 6-7 e 7-6).
Foi a segunda derrota consecutiva de Tiafoe nesta semana, depois que o número 11 do mundo caiu diante do croata Borna Gojo.
Em Valência, a República Tcheca confirmou sua vitória no Grupo C contra a Espanha ao derrotar a Coreia do Sul, mas todas as atenções estarão voltadas para Novak Djokovic, que pode voltar à ação pela Sérvia quando enfrentar os anfitriões na sexta-feira (15).