Copa Davis: Espanha ainda não sabe se escala Nadal em seu adeus ao tênis
"Em primeiro lugar, teremos que ver como me sinto nos treinos e, se eu realmente achar que não tenho chance de vencer em simples, serei o primeiro a não querer jogar", disse Nadal nas vésperas do duelo contra os holandeses em Málaga.
"Já disse (ao capitão David Ferrer) para não tomar nenhuma decisão com base no fato de que esta é minha última semana como tenista profissional", acrescentou a lenda espanhola.
"Não estou aqui para me aposentar. Estou aqui para tentar ajudar a equipe", disse Nadal em sua segunda coletiva, nesta segunda-feira (18). "As emoções vão ficar para o final", disse ele.
Saiba tudo sobre as finais da Copa Davis
Nadal, que vai encerrar uma carreira de quase 23 anos, não compete em uma partida oficial de simples desde sua eliminação na segunda rodada das Olimpíadas, em julho. Ele vem sofrendo com recorrentes lesões há duas temporadas.
O ex-número um do mundo trabalhou duro nas últimas seis semanas para se preparar para a Copa Davis, mas disse que, em última análise, caberá ao capitão espanhol decidir se ele jogará em simples ou em duplas contra a Holanda.
Ferrer esconde o jogo
O capitão David Ferrer disse que ainda não decidiu sua escalação para as quartas de final e que revelará seus titulares na terça-feira, horas antes do primeiro jogo do dia.
O time de Ferrer tem também Carlos Alcaraz, Roberto Bautista Agut, Pedro Martinez e Marcel Granollers.
"Eu realmente quero que ele se aposente com um título. Vai ser muito, muito emocionante e um torneio muito especial para mim", disse Alcaraz nesta segunda-feira.
Nadal tem um retrospecto de 29 vitórias e 1 derrota em partidas individuais na Copa Davis, além de 8 vitórias e 4 derrotas em duplas, mas não compete no torneio desde 2019, quando ajudou a Espanha a conquistar o sexto título da Davis.
"Esta será minha última semana na turnê profissional, mas não acho que será meu último adeus. Portanto, haverá outras chances de fazer algo", revelou Rafa.