Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nadal anuncia que está fora de Roland Garros e planeja se aposentar em 2024

Nadal fará pausa momentânea na carreira para se recuperar de lesão
Nadal fará pausa momentânea na carreira para se recuperar de lesãoProfimedia
Rafael Nadal anunciou nesta quinta-feira (18) que não jogará Roland Garros neste ano. O tenista de 36 anos fará uma pausa para se recuperar da lesão no quadril e tentará voltar em 2024 para seu último ano de carreira profissional. O espanhol informou seus próximos passos em uma coletiva na sua academia, em Manacor, na Espanha.

Nadal foi bem direto no início de seu pronunciamento e revelou as três notícias. "A primeira é que a lesão na Austrália não evoluiu bem. Temos trabalhado sem parar, mas é impossível chegar a Roland Garros, depois de muitos anos sem faltar. Vocês podem imaginar como é difícil não poder estar lá, mas meu corpo estabeleceu um limite", declarou.

Depois de anunciar que não disputaria o Aberto da França, veio a segunda notícia: "Vou parar nos próximos meses. Meu dia a dia, ultimamente, tem sido de um nível muito baixo. Tive muitas recompensas na forma de títulos, mas, principalmente depois da pandemia, fui tendo uma sequência de lesões, e isso tem me impedido de aproveitar uma parte da vida com felicidade. Foram anos difíceis. Vou colocar um ponto na minha carreira".

Lesão no quadril tirou Nadal dos últimos torneios
Lesão no quadril tirou Nadal dos últimos torneiosAFP

"Vou tentar recuperar meu corpo. Não vou marcar uma data de retorno. Quando me sentir pronto, começarei novamente. Posso tentar jogar a Copa Davis no final do ano e encarar o próximo com garantias, pois será o último da minha carreira", disse Nadal.

"Temos que aceitar as coisas. Você pode ficar com raiva ou triste, que é o que acontece comigo, mas tenho que olhar para frente. Tenho mais coisas no meu dia a dia que me ajudam a aproveitar a vida. Não quero fazer drama. Tem sido um período difícil fisicamente porque não se pode exigir mais do meu corpo. Veremos por quanto tempo terei de parar e o que o futuro me reserva. Não sei o que vai acontecer", afirmou.

O Aberto da Austrália, em janeiro, foi o último torneio que Nadal disputou
O Aberto da Austrália, em janeiro, foi o último torneio que Nadal disputouAFP

Futuro incerto

Nadal reconheceu que será complicado atingir seu nível máximo após o retorno. O espanhol, porém, mantém a esperança.

"Não sei se voltarei a ser competitivo para vencer Grand Slams. Será difícil depois de uma longa pausa. Não sou irracional, mas também não sou negativo. Quero me dar a chance de competir novamente neste que será meu último ano em competições de alto nível. Não quero ser coadjuvante. Quero competir para ganhar os torneios e, para isso, vou lutar", disse o rei do saibro.

A pausa no tênis será integral. "Não vou treinar. Foram meses de frustração, e preciso dar um basta nisso. Tenho que parar completamente para tentar chegar ao próximo ano. Tem sido difícil encontrar continuidade no trabalho. Fazer uma pausa será bom para mim e para aqueles que estão ao meu lado", acrescentou.

Derrota para o americano McKenzie McDonald foi a partida mais recente de Nadal
Derrota para o americano McKenzie McDonald foi a partida mais recente de NadalAFP

Nadal deixou uma mensagem final bastante emotiva. O vencedor de 22 Grand Slams reafirmou o desejo de parar no auge.

"Eu não mereço terminar assim. Não quero que meu fim seja em uma coletiva de imprensa. Vou me esforçar para que minha aposentadoria seja de outra forma", prometeu Nadal.

"Tudo tem um fim, e eu sou mais um. No ano que vem vai terminar uma etapa em que fomos muito felizes, e outra etapa diferente vai começar, mas não precisa ser menos feliz. Temos que aceitar as coisas naturalmente, e eu farei coisas que não fiz nos últimos 20 anos. Não terei um cronograma definido. Mas darei tudo de mim para que o último capítulo seja bom e especial. Se meu corpo reagir, tenho fé que vou fazer algo que valha a pena."