Novo formato da Copa Davis e da Billie Jean King conta com retorno de jogos eliminatórios
Na Copa Davis, as eliminatórias de setembro, anteriormente disputadas em quatro grupos ao longo de seis dias, passarão a ser sete jogos de dois dias, em casa ou fora.
As sete equipes vencedoras se juntarão ao país anfitrião na Final 8, em novembro, com os oito países se dividindo em dois grupos de quatro em sede única. A alteração atende a demanda da maioria dos jogadores por um retorno ao formato original da competição.
Billie Jean King Cup
As finais da competição feminina abandonarão temporariamente o formato atual de 12 equipes, em favor de um modelo de oito equipes, como na competição masculina. Será por apenas um ano, como forma de transição para a mudança real em 2026.
Em 2025, a fase de qualificação será dividida em sete grupos com três equipes cada. Os países jogarão entre si durante três dias no mesmo local. Os vencedores de cada evento se classificam para as finais. De 2026 em diante, os play-offs serão novamente disputados em casa ou fora.
"As mudanças no formato têm como objetivo aproveitar o sucesso que vimos em ambos os eventos nos últimos anos e contribuir para o objetivo de longo prazo de colocá-los mais em sintonia com a bandeira da Copa do Mundo de Tênis", disse o presidente da ITF, David Haggerty.
"Na Billie Jean King Cup, a mudança para uma final com oito equipes se alinha com o bem-sucedido formato da Final 8 da Copa Davis. Mudar a fase de grupos da Copa Davis de seis dias para playoffs de dois dias aliviará a agenda dos jogadores imediatamente após o US Open, mantendo a intensidade da competição que todos adoram. Essa mudança também permite mostrar o tênis de classe mundial em mais países ao redor do mundo e aumentar a conscientização e a participação", acrescentou.