Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rafael Nadal encerra carreira com derrota da Espanha para Holanda na Copa Davis

AFP
Rafael Nadal se despediu do tênis nesta terça-feira (19)
Rafael Nadal se despediu do tênis nesta terça-feira (19)Thomas Coex/AFP
A brilhante carreira de Rafael Nadal no tênis profissional chegou ao fim nesta terça-feira (19), quando a Holanda eliminou a Espanha nas quartas de final da Copa Davis. O espanhol de 38 anos, vencedor de 22 títulos do Grand Slam, foi derrotado na primeira partida de simples e, depois que Carlos Alcaraz venceu a segunda, levando a disputa para uma decisão de duplas, os holandeses triunfaram e conquistaram uma vitória de 2 a 1.

Nadal foi derrotado por 6-4 e 6-4 por Botic van de Zandschulp no confronto de abertura de simples, antes de Alcaraz derrotar Tallon Griekspoor por 7-6 (0) e 6-3. Na partida decisiva de duplas, Van de Zandschulp e Wesley Koolhof garantiram uma vitória por 7-6 (4), 7-6 (3) para marcar um confronto semifinal com Canadá ou Alemanha.

Veja a chave completa da Copa Davis

Depois de anos devastado por lesões e sem jogar uma partida oficial de simples desde julho, dúvidas pairavam sobre o envolvimento de Nadal na disputa da Davis. Elas foram resolvidas quando o capitão David Ferrer confirmou que jogaria na primeira partida de simples do confronto contra a Holanda.

Nadal pareceu emocionado durante o hino nacional espanhol, e mais de 10.000 fãs encheram a arena com cânticos de "Rafa, Rafa", quando terminou.

"Eu estava tendo um dia emocionante, nervoso antes do que poderia ser minha última partida de simples como profissional", disse Nadal. "As emoções de ouvir o hino nacional pela última vez como profissional foram muito especiais."

Nadal venceu suas últimas 29 partidas de simples de Copa Davis de 30 disputadas -- depois de estrear no torneio em 2004. Apesar de dar tudo de sua energia no segundo set e impulsionado pelo imenso apoio da casa, Nadal não conseguiu.

"No começo, acho que nós dois estávamos nervosos... a multidão era forte, compreensivelmente", disse Van de Zandschulp. "É isso que é jogar contra Rafa na Espanha -- ele é provavelmente o maior esportista aqui na Espanha que já existiu."

"Não estou no ritmo da competição", admitiu Nadal. "Fui autocrítico o suficiente comigo mesmo para melhorar, mesmo quando ganhei -- hoje não serei duro comigo mesmo, isso era tudo que eu tinha."