Mundo do esporte se rende à Rafael Nadal após anúncio de aposentadoria
Rafael Nadal decidiu que não seguirá sua carreira na elite do tênisnão seguirá sua carreira na elite do tênis. Ele tentou continuar de todas as formas possíveis e poderia até ter tido continuidade durante as semanas que antecederam Roland Garros e os Jogos Olímpicos de Paris 2024. No entanto, ele estava longe de ser aquela versão autoritária no saibro, a superfície que o tornou uma lenda.
O vencedor de 22 Grand Slams é membro honorário do Real Madrid há anos. E a entidade branca emitiu uma declaração sobre o assunto na qual demonstra "sua admiração e afeto por uma das maiores lendas do esporte espanhol e do esporte mundial de todos os tempos". Florentino Pérez, por sua vez, fala de "orgulho" pelo país, bem como pelo fato de ele ser "um exemplo dos valores essenciais do esporte, com os quais ele forjou toda a sua extraordinária carreira".
"Sua carreira histórica e lendária sempre se baseou em seu talento, seu espírito permanente de autoaperfeiçoamento, sua humildade, sua solidariedade e respeito", acrescentou a equipe merengue, que publicou um texto carinhoso, limpo e detalhado. Na mesma linha, Thibaut Courtois, um dos goleiros mais importantes do Madrid, disse: "Você tem sido um exemplo como esportista e um eterno ponto de referência.
Outros profissionais reagiram ao anúncio de Rafa Nadal. Por exemplo, o tenista Nick Kyrgios disse o seguinte no X: "Não se aposente, quero jogar com você uma última vez. Tivemos nossas diferenças, mas você foi um guerreiro incrível. Desejo a você tudo de bom e boa sorte no que vier a seguir". As contas oficiais de Roland Garros, Wimbledon, Copa Davis e o Mutua Madrid Open também comentaram.
Federer, com quem ele lutou por muitos anos em todos os palcos, escreveu no Instagram: "Que carreira, Rafa. Eu sempre esperei que esse dia nunca chegasse. Obrigado por todas as memórias inesquecíveis e por tudo o que você conquistou neste esporte que amamos. Foi uma honra absoluta. Rivais na quadra e amigos fora dela, eles protagonizaram imagens emocionantes na Laver Cup de 2022, quando o suíço se despediu.
As mensagens vieram de protagonistas de várias modalidades: Álex Márquez (MotoGP), Esteban Ocon (Fórmula 1), Miguel Indurain (ciclismo) ou Cristiano Ronaldo (futebol).
Todos eles, é claro, concordam quando se trata de elogiar o icônico jogador de tênis. "Sua dedicação, paixão e incrível talento inspiraram milhões de pessoas. Foi uma honra testemunhar sua carreira e poder chamá-lo de meu amigo, parabéns por uma carreira incrível, aproveite sua aposentadoria", disse o português.