Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Equipe mundial lidera por 10 a 2 e está perto de vencer a Laver Cup

AFP
Aliassime e Shelton comemoram ponto em jogo de duplas
Aliassime e Shelton comemoram ponto em jogo de duplasAFP
Com mais três vitórias neste sábado (23), a equipe do Resto do Mundo assumiu uma vantagem de 10 a 2 sobre os europeus e está perto de ficar com o troféu da Laver Cup, o torneio de exibição dirigido por Roger Federer.

A equipe mundial, que conquistou seu primeiro título em Londres no ano passado, precisa apenas vencer uma das quatro possíveis partidas de domingo na Rogers Arena, em Vancouver, Canadá, para alcançar 13 pontos.

A equipe europeia teve seu pior início em seis edições do evento, que não conta mais com os três gigantes do tênis masculino (Federer, Nadal e Djokovic). No ano passado, eles se reuniram para a emocionante despedida do maestro suíço das quadras.

"O trabalho não está completo, mas estamos bem perto", enfatizou o icônico John McEnroe, capitão do Resto do Mundo. "Desde que começamos, nunca estivemos na liderança, então tem sido inacreditável."

Torneio de exibição é dirigido por Roger Federer
Torneio de exibição é dirigido por Roger FedererAFP

"Temos uma ótima combinação de jovens e alguns experientes que ajudaram a vencer no ano passado. É um grupo incrível com muita energia, eu adoro isso", disse o americano sobre sua equipe, que inclui o argentino Francisco Cerúndolo.

O norueguês Casper Ruud, com sua vitória sobre o americano Tommy Paul na segunda rodada no sábado, é até agora o único europeu a vencer todas as oito partidas em Vancouver, sempre sob o olhar atento de Federer.

O suíço, que foi homenageado no dia anterior pelo primeiro aniversário de sua aposentadoria, foi acompanhado no sábado pelos ex-estrelas da NBA Steve Nash e Dirk Nowitzki.

O dia começou com a vitória do americano Taylor Fritz por 6-2, 7-6 (7/3) sobre o russo Andrey Rublev, ampliando a vitória de sua equipe na sexta-feira, quando Cerúndolo venceu sua partida de estreia contra o espanhol Alejandro Davidovich.

Rublev, que venceu o Masters 1000 de Monte Carlo em abril e está em sexto lugar no ranking da ATP, foi um grande trunfo europeu para começar a marcar pontos, já que é o jogador mais bem classificado no torneio este ano.

Ruud entrega para a Europa

Na segunda partida de sábado, Casper Ruud (9º do ranking mundial) acabou com a seca europeia ao vencer Tommy Paul (13º) por 2 a 0 (7-6 (8/6) e 6-2).

O norueguês, três vezes vice-campeão de Grand Slam, é o único jogador da equipe europeia a repetir a histórica escalação do ano passado, com os "três grandes" e nomes como Andy Murray.

"Não sei se sou o líder dessa equipe, Björn (Borg) é o nosso capitão", disse Ruud. "Quando Roger está na arquibancada, é ainda mais especial. Você quer se entregar. Você quer jogar bem.

"Tentei aprender com o ano passado. Não foi fácil. Eu era como uma criança em uma loja de doces cercada pelos quatro melhores jogadores do mundo", lembrou ele.

Lendário Björn Borg é o capitão do time europeu
Lendário Björn Borg é o capitão do time europeuAFP

Auger-Aliassime e Monfils se enfrentam novamente

Na sessão noturna, o americano Frances Tiafoe (Resto do Mundo) superou o polonês Hubert Hurkacz (Europeu) por 2 a 0 (7-5 e 6-3), em uma partida em que ele levantou a plateia com vários golpes espetaculares, incluindo uma raquete vinda de trás que o ajudou a ganhar um ponto na rede.

"Todos nós temos sorte de vez em quando", disse um sorridente Tiafoe sobre seu brilhantismo.

Na última partida, Hurkacz sofreu outra derrota ao formar dupla com o francês Gael Monfils contra o canadense Felix Auger-Aliassime e o americano Ben Shelton, que venceram por 2 a 0 (7-5 e 6-4).

O jovem Auger-Aliassime e o veterano Monfils se reencontraram uma noite depois que o canadense venceu seu duelo de simples com alguns momentos de tensão.

O astro da casa protestou contra alguns gestos de Monfils para divertir o público, que no sábado negou não ter levado a competição a sério.

"Aos 37 anos, eu simplesmente tento aproveitar ao máximo cada momento", escreveu Monfils no site de rede social X (antigo Twitter). "Levo essa oportunidade muito a sério, pelo evento, pela minha equipe e, acima de tudo, por mim mesmo."

Vancouver recebe a Laver Cup 2023
Vancouver recebe a Laver Cup 2023AFP