WTA não confirma Arábia Saudita como sede do Finals de 2024
Cancún foi escolhida como local para a edição deste ano menos de dois meses antes de seu início, em 29 de outubro, e o evento no México foi alvo de duras críticas da número dois do mundo, Aryna Sabalenka, por conta das falhas na organização.
Diversos meios de comunicação afirmaram que o Finals deve ser transferido para a Arábia Saudita pelos próximos anos e a BBC informou que as negociações estavam nos estágios finais.
"Estamos discutindo com vários grupos próximos e ao redor do WTA Finals de 2024 e não tomamos nenhuma decisão no momento", disse a WTA nesta segunda (11).
"Como em todas as decisões da WTA, estamos trabalhando em estreita colaboração com as atletas e focados em continuar a construir um futuro forte para o tênis feminino", acrescentou o comunicado da entidade.
Shenzhen sediou a edição de 2019 como parte de um lucrativo acordo de 10 anos, mas o evento foi cancelado no ano seguinte devido à COVID-19 e transferido para Guadalajara, no México, em 2021.
Esperava-se que o torneio retornasse a Shenzhen a partir de 2022, mas a WTA suspendeu os torneios na China devido a preocupações com o tratamento da tenista local Peng Shuai.
Fort Worth, no Texas, sediou o torneio em 2022 sem lotar a arena.
O ATP Tour masculino informou em agosto que seu Next Gen Finals para jogadores com menos de 21 anos seria realizado em Jeddah de 2023 a 2027, marcando seu primeiro torneio oficial na Arábia Saudita.
Com se sabe, o governo saudita injetou enormes quantias de dinheiro em vários esportes, incluindo futebol, Fórmula 1, boxe e golfe, com críticos acusando o país de usar seu Fundo de Investimento Público para fazer "sportswashing".
O reino nega as acusações de abusos de direitos humanos.