Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Gauff bate Sabalenka e disputará final do WTA Finals contra Zheng

AFP
Coco Gauff busca seu primeiro título no WTA Finals
Coco Gauff busca seu primeiro título no WTA FinalsArtur Widak/NurPhoto via AFP
Coco Gauff, número 3 do mundo, surpreendeu nesta sexta-feira (8) a 1ª do ranking, a bielorrussa Aryna Sabalenka, nas semifinais do WTA Finals pelo que lutará pelo título no sábado com a chinesa Qinwen Zheng (7º).

Aos 20 anos, a tenista de Atlanta radicada na Flórida derrotou Sabalenka por 7 a 6 (4) e 6 a 3, já garantindo sua melhor participação no Finals onde havia caído na fase de grupos em 2022 e nas semifinais em 2023.

Veja a chave completa do WTA Finals

Na final, a americana partirá como favorita contra a campeã olímpica, Qinwen Zheng, que na primeira semifinal havia vencido a tcheca Barbora Krejcikova por 6 a 3 e 7 a 5, campeã de Wimbledon em 2024.

“Para ser sincera, não estou nervosa”, disse Gauff, salientando que estar no Finals, para onde vão as oito melhores do ano, já é “uma recompensa” pelo trabalho de todo o curso.

Fim para Sabalenka

A derrota encerra a temporada para Sabalenka, que terminará como número 1 do mundo pela primeira vez em sua carreira. Diante de um ginásio cheio em Riad, o primeiro set estava empatado e Sabalenka fez 6-5 e tinha serviço a favor para fechar o set. Gauff, que na fase de grupos já tinha derrotado a polonesa Iga Swiatek (2.º), reagiu, quebrou o serviço da rival (6-6) e depois venceu no tie-break por 7/4.

O segundo set foi mais tranquilo para a norte-americana, que logo abriu 4 a 1, o que acabou lhe permitindo fechar a partida com um 6 a 3, já aproveitando seu primeiro match point.

A Arábia Saudita recebe o WTA Finals este ano pela primeira vez na sua história. A edição anterior foi realizada em Cancún (México) e vencida por Iga Swiatek, que foi eliminada na fase de grupos nesta edição.