Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sabalenka é 1ª classificada para as semis do WTA Finals; Rybakina está eliminada

Alex Xavier
Aryna venceu a 22ª partida das últimas 23 que disputou
Aryna venceu a 22ª partida das últimas 23 que disputouCLIVE BRUNSKILL / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
A número 1 do mundo Aryna Sabalenka foi a 1ª tenista a garantir vaga nas semifinais do WTA Finals de Riade, nesta segunda-feira (4). Já Elena Rybakina (5ª do ranking) deu adeus ao torneio que encerra a temporada. 

Sabalenka superou a italiana Jasmine Paolini (4ª) pela 2ª rodada do WTA Finals por 6-3 e 7-5, em uma hora e meia de duelo.

Mais cedo, a chinesa Qinwen Zheng (7ª) derrotou Rybakina em 3 sets, com parciais de 7-6 (4), 3-6 e 6-1, em 2h27min.

A bielorrussa tem duas vitórias em dois jogos no Grupo Roxo e, com os resultados desta segunda, já garantiu o primeiro lugar da chave

Zheng e Paolini tem uma vitória e uma derrota cada e fazem confronto direto na última rodada do grupo, nesta quarta-feira, para saber quem avança. No momento, a italiana detém a 2ª colocação devido ao saldo de sets.

Rybakina, por outro lado, soma duas derrotas e não tem mais chance de alcançar a semifinal. A cazaque cumpre tabela contra Sabalenka na última rodada, também na quarta-feira.

No Grupo Laranja, Iga Swiatek e Coco Gauff tem 1 ponto cada, enquanto Jessica Pegula e Barbora Krejcikova ainda não pontuaram.

Confira a tabela completa do WTA Finals 2024

Sabalenka imparável

Sabalenka dominou Paolini no início do jogo, construindo uma vantagem de 4 a 0 para vencer o primeiro set em 36 minutos. No segundo set, a número 1 do mundo abriu 4 a 2, mas a italiana conseguiu igualar as ações.

Confira os detalhes da partida

Paolini colocou a rival na parede e chegou a ter dois set points no saque de Sabalenka em 5-4. No entanto, Aryna cresceu sob pressão, se recuperou e levou os últimos dois games com autoridade.

Campeã do Australian Open e do US Open, Aryna Sabalenka ainda não perdeu um set sequer no WTA Finals. O triunfo sobre Paolini foi seu 22º nas últimas 23 partidas da temporada.

Caso chegue à decisão em Riade, a bielorrussa terminará o ano como a número 1 do mundo pela primeira vez na carreira.

Ano passado, ela foi ultrapassada por Swiatek no topo do ranking justamente no WTA Finals de Cancun.