Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Doping involuntário faz Sinner perder pontos e premiação de Indian Wells

Dan Vasiliu e Alex Xavier
Jannik Sinner em Indian Wells
Jannik Sinner em Indian WellsCLIVE BRUNSKILL Getty Images via AFP
Jannik Sinner, tenista número 1 do mundo, recebeu uma sanção antidoping depois de testar duas vezes positivo para uma substância proibida, informou a Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) nesta terça (20).

Jannik Sinner testou positivo para traços de clostebol, uma substância proibida detectada em sua urina durante o torneio de Indian Wells.

Uma longa e detalhada investigação da ITIA indicou que a ingestão não foi intencional e que Jannik Sinner é inocente. O número 1 do mundo perderá apenas os pontos e o prêmio em dinheiro do Masters 1000 de Indian Wells, e poderá participará normalmente do US Open.

Sinner foi derrotado nas semifinais pelo eventual campeão Carlos Alcaraz em Indian Wells. Ele perderá seus 400 pontos no ranking e 325 mil dólares.

Seu primeiro lugar no ranking não está ameaçado apesar da sanção.

Fisioterapeuta contaminou o tenista

O fisioterapeuta do italiano teria usado um produto contendo a substância proibida para tratar um dedo machucado. O clostebol entrou em contato com a pele do número 1 do mundo durante uma massagem.

Portanto, não houve dolo, mas como o jogador também é responsável por sua equipe, a ITIA decidiu puní-lo no torneio em questão.

O primeiro teste positivo de doping foi feito em 10 de março, durante o torneio Masters 1000 em Indian Wells. Traços de um metabólito de clostebol também foram encontrados em um teste oito dias depois, pouco antes do Miami Open, vencido pelo italiano. 

Sinner foi notificado do teste positivo em abril. Ele se retirou das quartas de final do Aberto de Madri após uma vitória em três sets sobre Karen Khachanov em 30 de abril, alegando uma lesão no quadril. Ele não competiu por 27 dias antes da partida da primeira rodada em Roland Garros, depois de também se retirar do Aberto da Itália em Roma.

Embora os atletas recebam suspensões provisórias obrigatórias após uma violação da regra antidoping, uma suspensão provisória pode ser recorrida e suspensa se o atleta provar, em uma audiência, que a violação provavelmente envolveu um produto contaminado.

Sinner contestou com sucesso as duas suspensões provisórias.

O clostebol é frequentemente encontrado em produtos para tratar inchaço e irritação, mas está na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping.

Sinner com o trofeu do Masters 1000 de Cincinnati
Sinner com o trofeu do Masters 1000 de CincinnatiProfimedia

ATP se manifesta

"Estamos animados com o fato de não ter sido encontrada nenhuma falha ou negligência por parte de Jannik Sinner", disse a ATP logo após a divulgação dos testes.

"Também gostaríamos de reconhecer a robustez do processo de investigação e a avaliação independente dos fatos no âmbito do Programa Antidoping do Tênis, que permitiu que ele continuasse competindo. Essa foi uma questão desafiadora para Jannik e sua equipe, e ressalta a necessidade de os jogadores e seus acompanhantes tomarem o máximo de cuidado no uso de produtos ou tratamentos", acrescentou.

Sinner declarou no Twitter que vai "deixar esse período desafiador e profundamente infeliz para trás".

O número 1 do mundo foi campeão do Masters 1000 de Cincinnati nesta segunda-feira (19).