Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

João Fonseca vai deixar tênis universitário para focar na carreira profissional

Daniel Ottoni
João Fonseca deve ter caminho sem volta após o Rio Open
João Fonseca deve ter caminho sem volta após o Rio OpenAFP
O bom desempenho do tenista brasileiro João Fonseca, de apenas 17 anos, no Rio Open, quando chegou até as quartas de final, abriu diversas portas para o atleta. Além de ganhar muitas posições no ranking, saindo do número 655 para a posição 343, ele recebeu convites para torneios importantes, que o fizeram repensar na sua continuidade dentro do tênis universitário.

Na manhã desta quinta-feira (29), João Fonseca, campeão do US Open juvenil de 2023, usou suas redes sociais para divulgar que vai focar na carreira profissional, aproveitando as oportunidades que já aparecem neste começo de 2024.

A presença do jogador na nova trajetória o fez entrar no sistema Flashscore, com seus resultados e pontuações podendo ser acompanhados em tempo real. 

Ele tinha acordo com a Universidade da Virginia, nos Estados Unidos, situação que o fez recusar o prêmio de R$ 285 mil que receberia pela boa participação no torneio no Rio de Janeiro, uma vez que o circuito universitário não permite atletas profissionais. Ele tinha o prazo de definição do seu futuro até junho deste ano. 

"Foi uma decisão muito difícil que tomei ao lado da minha família. Mas, nos últimos meses, sinto que o tênis profissional me escolheu de uma maneira que eu não poderia dizer não. Eu sonhava em viver a vida universitária, jogando o esporte que eu amo com um time e um técnico maravilhosos", conta. 

Caso seguisse no circuito universitário, João teria que seguir como amador, abrindo mão das premiações nos torneios da ATP que viesse da disputar. 

"Gostaria de agradecer à University of Virginia e todas as pessoas envolvidas neste processo. Em nenhum momento me senti pressionado a escolher o tênis universitário. Todos vocês me deram o tempo que eu precisava, e eu realmente não poderia ser mais grato à UVA e ao Coach Andres Pedroso por isso. Sempre seguirei e torcerei por vocês, Cavaliers", afirmou. 

Caminho sem volta

João Fonseca foi a grande atração do Rio Open ao vencer adversários de melhor ranking e mais experiência como o francês Arthur Fils, 36° do ranking, aplicando um 6-0 no adversário logo no primeiro set. Ele também passou pelo chileno Cristian Garín, ex-campeão do Rio Open. Nas quartas de final, ele caiu para o argentino Mariano Navone.

O bom desempenho rendeu convites imediatos para João, como para participar do ATP de Santiago, nesta semana, quando foi eliminado logo na sua estreia

Ele também foi convidado para participar do qualifying do Masters 1000 de Indian Wells e deve também ter chance similar no Masters 1000 de Miami.