Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Djokovic bate Alcaraz, conquista ouro olímpico inédito e se torna 3º homem com Golden Slam

Djokovic conquistou o ouro olímpico pela primeira vez
Djokovic conquistou o ouro olímpico pela primeira vezReuters
O que faltava não falta mais. Novak Djokovic venceu Carlos Alcaraz por 2 sets a 0 neste domingo (4), com duplo 7-6 em uma batalha de 2h52, e conquistou o inédito ouro olímpico no tênis masculino. O sérvio se tornou o terceiro homem a alcançar o Golden Slam, após Andre Agassi e Rafael Nadal.

O Golden Slam é o feito de conquistar os quatro Grand Slams e as Olimpíadas. No feminino, duas tenistas chegaram lá: Steffi Graf e Serena Williams. A alemã é a única entre homens e mulheres a erguer os cinco troféus no mesmo ano (1988).

Confira o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris

Djokovic se vingou da derrota para Alcaraz na final de Wimbledon, há menos de um mês, e reassumiu a vantagem no confronto direto (4 a 3). Com quatro finais entre ambos, o duelo está empatado em 2 a 2.

O ouro olímpico de Djokovic veio aos 37 anos de idade, na reta final da carreira mais vitoriosa da história do tênis masculino. A única medalha do sérvio havia sido o bronze em Pequim 2008. Ele também possui 24 títulos de Grand Slam, 7 de ATP Finals e 40 de Masters 1000.

No detalhe

Como de costume, Djokovic e Alcaraz fizeram um duelo de altíssimo nível no complexo de Roland Garros. Não houve nenhuma quebra de saque nos dois sets, e o sérvio se impôs nos tie-breaks (7-3 e 7-2).

A primeira parcial foi muito equilibrada e durou 1h34. Djokovic precisou salvar oito break points, enquanto Alcaraz evitou a quebra em cinco ocasiões. O cenário se repetiu no segundo set, com apenas uma chance de quebra em 12 games, salva por Alcaraz.

Veja todos os detalhes de Djokovic 2-0 Alcaraz

Djokovic carregou todo o peso de sua carreira para os pontos decisivos. O sérvio lutou por cada bola como se fosse a última e desabou de emoção após confirmar a vitória e alcançar o que tanto buscava.

Djokovic se emocionou com o inédito título olímpico
Djokovic se emocionou com o inédito título olímpicoReuters