Alcaraz é bi em Madri após final emocionante contra Struff
Struff, o primeiro "lucky loser" a chegar a uma final de Masters 1000, vendeu caro a derrota para Alcaraz, que superou o alemão com parciais de 6-4, 3-6 e 6-3 em 2h27min de jogo.
O espanhol de 20 anos se juntou a Rafael Nadal como os únicos campeões consecutivos de Madrid na história do torneio.
Com sua 29ª vitória da temporada e 10º título de Masters, Alcaraz voltará a ser o número 1 do mundo no próximo ranking da ATP.
"Para mim é muito, muito especial", disse Alcaraz. "Levantar o troféu aqui em Madrid. No meu país. É sempre especial jogar e poder fazer um bom resultado aqui e ser campeão é muito especial. Diante da minha torcida, da minha família, dos meus amigos. Todo mundo próximo a mim. Para mim é uma sensação especial que nunca vou esquecer."
Carlos Alcaraz já venceu quatro títulos no tour nesta temporada. Além de Madri, ele triunfou também no saibro de Buenos Aires e Barcelona e na quadra dura de Indian Wells.
Enorme zebra
Struff foi uma das maiores surpresas em um torneio de ponta da ATP neste século.
Derrotado na última rodada do qualifying, o alemão continuou na competição por conta da regra do lucky loser (perdedor sortudo), no qual o tenista eliminado que tem melhor posição no ranking substitui um jogador que desiste do torneio.
O número 65 do mundo aproveitou ao máximo sua segunda chance, vigando a derrota na fase de classificação contra Aslan Karatsev, e chegou à sua segunda final de nível 1000, subindo para a 28º colocação no live ranking da ATP.