Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

"Obrigado, Rafa": Masters 1000 de Madri agradece e se despede de Nadal

César Suárez
Nadal se despede de Madri com sorriso no rosto
Nadal se despede de Madri com sorriso no rostoAFP
O tenista Rafael Nadal não voltará a jogar no Masters 1000 de Madri. Sabendo disso, a organização preparou uma homenagem para a última participação do jogador na edição deste ano. O reconhecimento chegou mais cedo do que todos gostariam após derrota do espanhol para o tcheco Jiri Lehecka, que jogou a partida de sua vida.

Depois de algumas palavras sobre o que esse torneio significou em sua carreira, cinco faixas gigantes foram desenroladas do teto da Caixa Mágica, cada uma com sua imagem nos títulos de 2005, 2010, 2013, 2014 e 2017. Na parte inferior de todas elas, unidas, o agradecimento: "Obrigado, Rafa".

"Tive a oportunidade de jogar mais uma vez aqui, nesta quadra que me deu tanto em termos esportivos e emocionais. Dois dias antes de Barcelona, eu não sabia se conseguiria disputar uma partida oficial", lembrou ele.

"Foi uma semana inesquecível. A única coisa que posso dizer é obrigado, foi uma viagem incrível. A primeira vez que vim a Madri foi em 2003, mas a primeira vez que fui realmente competitivo foi em 2005, uma das vitórias mais emocionantes da minha carreira. Vocês me deram um apoio magnífico, não tenho palavras para agradecer", disse o tenista, emocionado.

Seus pais, sua irmã, sua esposa, sua equipe e, até mesmo, seu adversário Lehecka, estavam em lágrimas.

A mãe, a irmã e a esposa de Nadal, emocionadas
A mãe, a irmã e a esposa de Nadal, emocionadasAFP

Descontração entre lágrimas

E Rafa queria que todos o vissem feliz. Depois de assistir a um vídeo com suas melhores jogadas, ele deixou escapar uma frase que gostaria que fosse verdade. "Isso tudo é uma brincadeira, ano que vem eu volto", tirando gargalhadas dos presentes.

Mas era realmente uma piada. "Olhando para as imagens, elas parecem de outra vida. Só posso agradecer a todos que me ajudaram em algum momento desta carreira que, embora não tenha acabado, será a última vez que estarei em Madri.

"Foi um presente jogar aqui durante 21 anos. Foi ainda mais importante do que qualquer Grand Slam que eu tenha vencido. Jogar nesta quadra, diante do público espanhol, é algo que levarei comigo para sempre".

Privilégio de uma lenda

Nadal, com o microfone na mão, saboreou os últimos momentos na quadra central e deixou uma daquelas reflexões que explicam por que ele é uma lenda do tênis e do esporte. "Tive a sorte de fazer de um hobby o meu trabalho e de fazê-lo de maneira excepcional.

"Sinto-me muito afortunado na vida por tudo o que vivi, não posso pedir mais nada e espero ter sido um exemplo positivo para as novas gerações, o que é o mais importante".

A multidão aplaudiu e ele continuou."O esporte gera entusiasmo, emoção e, como torcedor, eu vivi isso. Espero que isso tenha gerado entusiasmo em todos vocês. Tudo o que posso dizer é obrigado, porque é assim que me sinto. É um dia difícil quando chega, mas a vida e meu corpo têm me enviado sinais há muito tempo. Obrigado", completou. 

Depois de seu discurso, Nadal recebeu uma réplica do troféu com a inscrição "Obrigado, Rafa".