Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sabalenka se vinga de Swiatek e vence a final do Aberto de Madri

Aryna Sabalenka comemora com o troféu do Madrid Open
Aryna Sabalenka comemora com o troféu do Madrid OpenAFP
A número dois do mundo Aryna Sabalenka fez um excelente jogo de ataque para derrotar a líder do ranking Iga Swiatek por 6-3, 3-6 e 6-3 e vencer o Aberto de Madri pela segunda vez no sábado.

A bielorrussa se vingou da derrota para sua rival polonesa na final de Stuttgart, há duas semanas, com um triunfo emocionante para acabar com a série de nove vitórias consecutivas de Swiatek antes de sua defesa no Aberto da França.

Duas vezes vencedora de Roland Garros, Swiatek lutou para voltar à partida depois de um início explosivo de Sabalenka, mas a segunda cabeça de chave voltou com força no terceiro set para vencer a primeira final do WTA 1000 com as duas melhores jogadoras do ranking desde 2014.

Sabalenka conquistou seu 13º título na carreira, e apenas o segundo no saibro, em 2h25min, garantindo a vitória com um winner de forehand.

Destaques de Swiatek x Sabalenka
Flashscore

"Estou muito feliz com essa vitória, especialmente contra Iga no saibro. São sempre partidas difíceis contra ela", disse Sabalenka.

A campeã do Aberto da Austrália começou com grande intensidade em seu saque e forehand, com um toque extra por causa da altitude - Madri é a segunda capital europeia mais alta.

Sabalenka conquistou dois break points, mas buscou a vitória com muita vontade para convertê-la e Swiatek segurou para 3 a 3.

Ela fez o mesmo no próximo serviço de Swiatek, mas dessa vez conseguiu a quebra para uma vantagem de 5 a 3 quando a cabeça de chave respondeu com um backhand.

A vencedora de Madri em 2021 se consolidou para conquistar o primeiro set, seu primeiro contra Swiatek na terra batida, tendo perdido em sets diretos nos três confrontos anteriores no saibro.

Entrevista de Sabalenka após a partida
Flashscore

"Sem graça à uma da manhã"

Swiatek, que não conseguiu um único break point no primeiro set, contra quatro de Sabalenka, converteu o primeiro para uma vantagem de 2 a 0 no segundo set.

A número um do mundo consolidou o placar, mostrando um lampejo de sua habitual habilidade no saibro.

No entanto, com 3 a 1 de desvantagem, a implacável Sabalenka conquistou quatro break points, voltando ao saque com um forte backhand vencedor.

A bielorrussa, que completou 25 anos na sexta-feira, consolidou e novamente colocou Swiatek sob pressão em seu saque, mas a polonesa se esforçou e salvou dois break points para segurar.

Aryna Sabalenka, da Bielorrússia, comemora após vencer Iga Swiatek, da Polônia
Aryna Sabalenka, da Bielorrússia, comemora após vencer Iga Swiatek, da PolôniaAFP

Swiatek mostrou seu bom jogo defensivo quando quebrou novamente para fazer 5 a 3 e sacou para forçar o terceiro set decisivo.

Sabalenka quebrou para abrir uma vantagem de 2 a 0, quando Swiatek foi um pouco mais longe e salvou um break point com um forehand malicioso e outro depois para se consolidar.

Swiatek quebrou novamente, mas Sabalenka fez o mesmo para abrir uma vantagem de 5 a 3 e ficar perto do título. "Parabéns Aryna por uma partida incrível, você joga um tênis tão intenso e cada partida é um desafio, então parabéns, você merece", disse Swiatek.

A número um do mundo criticou os organizadores do torneio com algumas partidas terminando regularmente de madrugada.

"Não é divertido jogar à uma da manhã", acrescentou ela. "Estou feliz por ter conseguido superar essa experiência, sobreviver e chegar à final."

Na final masculina de domingo, o favorito da casa e número dois do mundo, Carlos Alcaraz, pretende defender seu título contra o lucky loser alemão Jan-Lennard Struff.