Djokovic é surpreendido por Musetti nas oitavas de final do Masters de Monte Carlo
Djokovic, duas vezes vencedor do torneio no Principado em 2013 e 2015, viu seu saque ser quebrado oito vezes antes de cair por 2 a 1 (4-6, 7-5, 6-4) em um dia de chuva e frio na Cote d'Azur.
"O sentimento é terrível depois de jogar assim, honestamente. Mas parabéns a ele. Ele se manteve duro em momentos importantes, e é isso", disse Djokovic.
O sérvio venceu o primeiro set, mas o jovem Musetti lutou muito em um segundo set e depois prevaleceu no set decisivo, após o jogo ser interrompido pela chuva por uma hora.
Musetti, 21º colocado do ranking, avança para um encontro das quartas-de-final com o compatriota Jannik Sinner, que venceu o polonês Hubert Hurkacz por 2 a 1 (3-6, 7-6 (8/6), 6-1).
Djokovic, o grande favorito na ausência de Rafael Nadal e Carlos Alcaraz, fez 5 a 2 no set de abertura para encaminhar o 1 a 0.
O sérvio parecia estar no controle quando fez 4 a 2 no segundo set, mas não soube segurar o placar a seu favor e as coisas começaram a se complicar a partir daí.
Musetti venceu os três games seguintes, servindo com sucesso para fazer 5 a 4. Uma chuva no início do set decisivo forçou o jogo a ser suspenso, com Musetti aproveitando a pausa decisiva para fazer 5 a 3, antes de selar a vitória. Djokovic não vai além das quartas de final em Monte Carlo desde 2015.
"Não acho que seja catastrófico, mas meu sentimento é ruim neste momento porque perdi a partida. Isso é tudo", disse Djokovic. "Não é um grande dia para mim, então não estou com disposição para falar".
O despertar de Ruud
O finalista do Open francês Casper Ruud também desistiu após sofrer uma derrota de 2 a 0 (6-1, 7-6 (8/6)) para o alemão Jan-Lennard Struff, que venceu o norueguês nas três ocasiões em que se encontraram.
O 100º colocado Struff -- que passou pelas eliminatórias do torneio -- enfrentará Andrey Rublev nas quartas de final depois que o russo derrotou sua compatriota Karen Khachanov por 7-6 (7/4), 6-2.
Ruud estava em uma série de nove vitórias sucessivas em torneios de saibro, tendo vencido em Gstaad em julho passado e depois no Estoril no domingo.
Matteo Berrettini se retirou depois de sofrer problema muscular na vitória de quarta-feira sobre Francisco Cerundolo. A ausência de Berrettini permitiu que o nono classificado da Dinamarca, Holger Rune, passasse para as quartas de final do torneio pela primeira vez.
O jogador de 19 anos enfrentará o vencedor da partida entre o russo Daniil Medvedev, que passou pelo alemão Alexander Zverev por 2 a 1 (3/6, 7/5 e 7/6 (7)).
O bicampeão Stefanos Tsitsipas venceu Nicolas Jarry, do Chile, por 2 a 0 (6-3, 6-4). Tsitsipas enfrenta Taylor Fritz depois que o oitavo cabeça-de-chave derrotou Jiri Lehecka, da República Tcheca, em três sets.