Alcaraz abandona Rio Open após torção no tornozelo na estreia contra Thiago Monteiro
O jogo mal havia começado quando Alcaraz, único integrante do top 15 do ranking na competição, torceu o tornozelo e pediu atendimento médico. A imagem do local, bastante inchado, chamou atenção, deixando claro que sua continuidade no jogo seria improvável.
Apesar disso, o espanhol, que buscava o bi do torneio em solo carioca, insistiu e voltou à quadra, quando venceu o primeiro game. No entanto, ele acabou não resistindo, optando por deixar a quadra quando o placar apontava 1 a 1, ainda no primeiro set. A torcida reconheceu o esforço do espanhol, que saiu sob aplausos.
“A quadra estava boa. Eu estava mudando de direção, essas coisas podem acontecer. A maioria dos tenistas já passou por isso", lamentou Alcaraz.
“Foi uma surpresa. É triste ganhar dessa forma, a gente sabe o quanto cada jogador se esforça para estar preparado para um torneio dessa magnitude. Principalmente o Carlitos, um ídolo de muitos jogadores. Só desejo uma rápida recuperação e espero que não seja nada grave e não afete sua temporada”, declarou Thiago Monteiro.
Outra estrela do evento, o suíço Stan Wawrinka foi derrotado pelo argentino Diaz Acosta por 2 a 0 (7/5 e 6/4), nesta terça, e também se despediu na primeira rodada. Acosta chega motivado após conquista recente do ATP de Buenos Aires.
Imprevistos
A partida começou com atraso por causa da chuva, que fez o horário dos jogos da primeira sessão do dia serem adiados. A organização sofreu muitas críticas já no começo do torneio, tendo o desafio, nos dias seguintes, de não deixar a imagem do torneio ficar ainda mais arranhada.
Alcaraz ainda tenta se encontrar na temporada de 2024. Nos dois primeiros compromissos do ano, no Australian Open e no Aberto de Buenos Aires, ele ficou pelo caminho nas quartas de final e na semifinal, respectivamente.
Monteiro avança para a 2ª rodada para encarar o também brasileiro Felipe Meligeni, que venceu o argentino Pedro Cachin por 2 a 1 (6/2, 3/6 e 6/3). A partida está marcada para as 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (21).