Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

João Fonseca aplica pneu em Fils, vence 1º jogo na ATP e avança no Rio Open

Guilherme Bianchini
João Fonseca conquistou primeira vitória em um torneio de nível ATP
João Fonseca conquistou primeira vitória em um torneio de nível ATPFotojump/Rio Open
A tarde desta quarta-feira (21) foi histórica para João Fonseca. O tenista de 17 anos venceu Arthur Fils (36º do mundo) por 2 sets a 0, com direito a pneu, e avançou às oitavas de final do Rio Open. Esta foi a primeira vitória do carioca em um torneio ATP.

Empurrado pela torcida no Jockey Club Brasileiro, João Fonseca fechou o jogo contra Fils em 1h31, com parciais de 6-0 e 6-4. O adversário do jovem na próxima fase será o chileno Cristian Garín, na quinta-feira (22).

Confira a tabela completa do Rio Open

Além do feito inédito para Fonseca, esta é a primeira vez que o Brasil emplaca quatro tenistas nas oitavas de final da chave de simples. Dois deles, Thiago Monteiro e Felipe Meligeni, se enfrentam nesta quinta. O outro é Thiago Wild, que encara o espanhol Jaume Munar.

Salto no ranking

O resultado desta quarta garantiu um salto enorme para João Fonseca no ranking da ATP. Atual 655º, o brasileiro vai subir ao menos 218 posições na próxima atualização.

Veja todos os detalhes de Arthur Fils 0-2 João Fonseca

"Hoje é um dia muito especial para mim. Primeira vitória num torneio tão grande de ATP, em casa. Estou muito feliz. Ano passado eu era muito imaturo ainda. Melhorei muito nisso. Entrei em quadra muito mais focado. Não só mais intenso, muito mais preparado, fazendo as rotinas por meses muito bem. Isso é consequência de todo o trabalho", vibrou Fonseca.

João Fonseca foi ao chão após confirmar vitória contra Fils
João Fonseca foi ao chão após confirmar vitória contra FilsFotojump/Rio Open

No Rio Open de 2023, o jovem viveu a situação oposta: levou um pneu do eslovaco Alex Molcan e perdeu a estreia por 2 sets a 0. Um ano depois, João Fonseca começou atropelando Arthur Fils, de 19 anos, que nunca havia sofrido um pneu. No segundo set, o brasileiro quebrou o serviço do francês no sétimo game e encaminhou a vitória por 6-4.