Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

ATP de Roma deve ter premiação igual às mulheres antes de 2025, diz Jabeur

Eventos WTA ainda oferecem menor premiação em dinheiro do que os do circuito masculino
Eventos WTA ainda oferecem menor premiação em dinheiro do que os do circuito masculinoAFP
Ons Jabeur, número sete do mundo, disse que as jogadoras não deveriam ter que esperar para receber o mesmo prêmio em dinheiro que os homens no Aberto da Itália, depois que os organizadores do torneio anunciaram planos para alcançar a paridade salarial até 2025.

O tênis tem procurado ser um líder na batalha pela igualdade nas últimas duas décadas, com prêmios em dinheiro iguais para homens e mulheres nos quatro Grand Slams.

No entanto, os eventos do WTA Tour ainda oferecem, com frequência, menor premiação em dinheiro do que os do circuito masculino. No torneio de Roma, o "compromisso financeiro" total para os homens é de US$ 9,51 milhões, enquanto para as mulheres é de US$ 3,5 milhões.

O chefe da federação italiana de tênis, Angelo Binaghi, disse no mês passado que o evento havia iniciado um processo que levaria à igualdade de prêmios em dinheiro ao longo de três anos, mas a tunisiana Jabeur pediu uma mudança imediata.

"Não vejo por que temos que esperar", disse Jabeur ao New York Times. "É realmente frustrante. Está na hora de mudar. É hora do torneio fazer mais."

A Reuters entrou em contato com os organizadores do torneio para comentar.

Os competidores masculinos e femininos do torneio - que está um nível abaixo dos majors - jogam partidas de melhor de três sets e o sorteio para ambos os eventos conta com 128 jogadores.

Eventos semelhantes em Indian Wells, Miami e Madri oferecem remuneração igual para as mulheres, embora sejam listados como torneios obrigatórios para os jogadores.

A espanhola Paula Badosa disse que não entendia por que havia disparidade de prêmios em dinheiro em Roma, que atrai alguns dos maiores nomes do mundo.

"Não sei por que não é igual agora", disse Badosa. "Eles não nos informam. Eles dizem que é isso que você ganha e que você tem que jogar."