Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nadal e Djokovic disputam polêmico torneio amistoso na Arábia Saudita

Tenistas ou... gladiadores do deserto?
Tenistas ou... gladiadores do deserto?Divulgação/Six Kings Slam
O espanhol Rafael Nadal, que acaba de anunciar sua aposentadoria, vai participar nesta semana de um controverso torneio de exibição na Arábia Saudita ao lado de Novak Djokovic e outras quatro estrelas do tênis masculino.

Além do espanhol e o do sérvio, o evento chamado de "Six Kings Slam" reúne também Jannik Sinner, Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev e Holger Rune.

Sem contar pontos para o ATP tour, o torneio será disputado em Riade entre esta quarta (16) e sábado (19).

Siga o Six Kings Slam em tempo real

Nadal e Djokovic entram no Six Kings Slam direto na semifinal. Nas quartas, Sinner encara Medvedev, enquanto Alcaraz duela contra Rune.

Formato do torneio saudita
Formato do torneio sauditaRiyadh Seasons

Sobrecarga, mas muito dinheiro

O Six Kings Slam será um dos torneios de exibição mais caros da história do tênis.

Cada um dos seis jogadores receberá pelo menos 1,5 milhões de dólares (cerca de 7 milhões de reais) por participar do evento, enquanto o campeão vai embolsar US$ 6 milhões (cerca de R$ 32 milhões).

Este valor é cerca do dobro do que o número um do mundo Jannik Sinner recebeu pela sua conquista do US Open.

Há anos que a Arábia Saudita distribui somas altíssimas ao esporte e críticos acusam o país de utilizar este tipo de evento como meio de sportswashing. No entanto, isso não impede que Rafael Nadal seja embaixador da Associação de Tênis da Arábia Saudita e Lionel Messi seja garoto-propaganda do país do Golfo.

A Arábia Saudita é "muito atrasada em muitas coisas", disse Nadal certa vez, mas está "aberta ao mundo" e tem "grande potencial".

Riade, que também pleiteia um torneio de nível Masters 1000, receberá o WTA Finals pelos próximos três anos, apesar das restrições aos direitos das mulheres na Arábia Saudita.

Ex-tenistas, incluindo as lendas Chris Evert e Martina Navratilova, criticaram publicamente “a parceria com um país com um histórico de leis repressivas contra as mulheres, que criminaliza a homossexualidade e a liberdade de expressão".

No vídeo promocional do Six Kings Slams, os seis tenistas aparecem de forma meio constrangida lendo um texto que diz que o campeonato "será como nenhum outro" e que "mal podem esperar para jogar em frente a uma pleteia tão apaixonada".

Alcaraz, que há pouco tempo se queixou do calendário sobrecarregado da ATP, aceitou competir no Six Kings Slam semanas após participar da Laver Cup — outro torneio de exibição.

Chaveamento do Six Kings Slam

• Quartas de final (16 de outubro)

Daniil Medvedev x Jannik Sinner

Holger Rune x Carlos Alcaraz

• Semifinais (17 de outubro)

Novak Djokovic x Medvedev ou Sinner

Rune ou Alcaraz x Rafael Nadal

• Final (19 de outubro)

Onde assistir?

O torneio terá transmissão gratuita do Dazn (streaming).