Sabalenka ultrapassa Swiatek no topo do ranking; Bia Haddad mantém o 10º lugar
Embora não tenha jogado nenhum torneio semana passada, Sabalenka se beneficiou de uma penalização à polonesa Iga Swiatek.
As tenistas são obrigadas a competir em seis eventos WTA 500 na temporada, e Swiatek não atingiu esta quota.
Enquanto Sabalenka conquistou o WTA 1000 de Wuhan há duas semanas, a polonesa desistiu de jogar a turnê asiática pós-US Open alegando fadiga.
Com isso, Swiatek agora está 46 pontos atrás da bielorrussa.
Aryna Sabalenka passou oito semanas no topo do ranking no ano passado, antes de Swiatek ultrapassá-la no WTA Finals de 2023. Agora é a vez da polonesa tentar recuperar o posto no WTA Finals desde ano, em novembro.
"Número 1... Vamos ver por quanto tempo desta vez", postou Aryna em suas redes nesta segunda-feira.
Como não estarão no Aberto de Tóquio desta semana, tanto Swiatek quanto Sabalenka perderão pontos na semana que vem. A bielorrussa jogou apenas quatro eventos WTA 500 na temporada, e o torneio japonês é o último de nível 500 neste ano.
Bia segue no top 10
Ao alcançar as quartas de final do WTA 500 de Ninbgo, a brasileira Bia Haddad foi a 3.194 pontos e se manteve na 10ª colocação.
A russa Daria Kasatkina — campeã do torneio chinês — ultrapassou Bia, mas a paulistana foi beneficiada da queda da estadunidense Danielle Collins, que desceu da 9ª para a 11ª posição.
Confira o ranking completo da WTA
Nesta semana, Beatriz Haddad disputa o WTA 500 de Tóquio, onde não tem pontos a defender. No entanto, a brasileira está perdendo os 700 pontos do WTA Elite Trophy, evento conquistado por ela ano passado e que foi limado do calendário.
Sem os pontos do Elite Trophy, Bia está caindo no momento para a 17ª posição no ranking.