Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tiafoe passa por Dimitrov, e US Open terá finalista americano pela 1ª vez em 18 anos

Só sorrisos para o filho de imigrantes serra-leoninos em Nova York
Só sorrisos para o filho de imigrantes serra-leoninos em Nova YorkAFP
O tenista americano Frances Tiafoe (20º do ranking) avançou na noite desta terça-feira (3) para a sua segunda semifinal do US Open após a desistência por lesão do búlgaro Grigor Dimitrov (9º), na qual enfrentará outro jogador local, Taylor Fritz.

Em um duelo muito acirrado, Tiafoe venceu por 6-3, 6-7 (5/7), 6-3 e 4-1 quando Dimitrov se retirou devido a um aparente problema muscular que sofreu no final do terceiro set.

O duelo entre Tiafoe e Fritz significa que pela primeira vez desde 2006 haverá um americano numa final masculina do Grand Slam de Nova York.

"É o maior jogo da vida de Taylor. Nos conhecemos desde sempre e jogamos juntos desde os 16 anos", lembrou o carismático Tiafoe ao público.

A semifinal está agendada para sexta-feira (6). No confronto direto, Frances é freguês do amigo, que o venceu em 6 dos 7 encontros até aqui. 

Siga a semifinal do US Open com o Flashscore

Tiafoe e Fritz lutarão para suceder Andy Roddick, último finalista americano (2006) e campeão (2003) em Flushing Meadows.

Jogão e lesão

A desistência de Dimitrov, que se lesionou pouco antes de perder o terceiro set, fechou de forma abrupta uma partida muito disputada com alguns momentos de tênis brilhante.

Tiafoe, que perdeu nas semifinais de 2022 para o futuro campeão Carlos Alcaraz, venceu o primeiro set com um tênis explosivo que empolgou os mais de 20 mil espectadores na quadra central de Flushing Meadows.

O experiente Dimitrov chegou a ficar com uma desvantagem de 4 a 1, mas conseguiu acalmar a barulhenta quadra de Arthur Ashe com vários golpes impossíveis com os quais entrou no ritmo.

Números do duelo
Números do dueloFlashscore

Dimitrov quebrou Tiefoe duas vezes e venceu o set no tiebreak sob o olhar de Roger Federer, convidado especial em Flushing Meadows, nas tribunas.

Confira as estatísticas da partida

Nos melhores momentos da partida, o talentoso tenista búlgaro exibiu a força do backhand de uma mão, a técnica tão usada pelo gigante suíço.

Aos 33 anos, Dimitrov teve sua melhor chance de chegar à final do Aberto dos Estados Unidos, cinco anos depois de perder em outra semifinal contra Daniil Medvedev.

Tiafoe perdeu os últimos 5 jogos contra Fritz
Tiafoe perdeu os últimos 5 jogos contra FritzFlashscore

O terceiro set se tornou a batalha decisiva e foi vencido por Tiafoe graças a uma quebra vital no sexto game.

Siga o US Open em tempo real

Depois de perder o set com uma dupla falta, o búlgaro se sentou, apontou para a parte posterior da coxa esquerda e se retirou mancando até o vestiário.

Poucos minutos depois, Dimitrov voltou à quadra. Ele jogou cinco games visivelmente limitado e com uma cara de dor antes de caminhar até a rede para parabenizar Tiafoe.