Iga Swiatek perde para Jessica Pegula e é eliminada nas quartas do US Open
Esta é a primeira vez que Pegula alcança as semifinais de um Grand Slam, após seis quedas nas quartas. A próxima adversária da americana é a tcheca Karolína Muchová, que venceu a brasileira Beatriz Haddad Maia em sets diretos.
Confira a chave feminina do US Open
"Sempre perdia para grandes jogadoras, que depois ganharam torneios, mas não sabia mais o que dizer quando me perguntavam. Posso finalmente dizer que sou semifinalista! E fazer isso nesta quadra contra a número 1 é uma loucura", vibrou Pegula diante de 20 mil torcedores no Arthur Ashe Stadium.
Na outra semi, a americana Emma Navarro vai enfrentar a bielorrussa Aryna Sabalenka, favorita ao título. Os dois duelos serão nesta quinta-feira (5).
Iga com problemas no saque
Swiatek só conseguiu passar pelas quartas de final do US Open em 2022, quando se sagrou campeã. A número 1 do mundo tem outros quatro títulos de Grand Slam, todos em Roland Garros.
Pegula, por outro lado, chegou a este US Open em uma fase espetacular. Em agosto, ela conquistou o título do WTA 1000 de Toronto e ficou com o vice no WTA 1000 de Cincinnati.
Swiatek começou o jogo com um tênis irreconhecível. Acostumada a comandar as partidas, a polonesa foi se irritando ao errar seus saques, e Pegula quebrou seu serviço já no primeiro game do confronto.
Veja todos os detalhes de Swiatek 0-2 Pegula
Swiatek, que acertou apenas 36% dos primeiros saques no set inicial, permitiu uma segunda quebra com uma dupla falta e se viu perdendo por 4 a 0. Pegula mostrava a consistência que normalmente lhe faltava em momentos como esse.
Nova frustração
A tenista da casa venceu a primeira parcial em apenas 37 minutos, com 6-2, sob os aplausos da rainha da ginástica Simone Biles na plateia.
Swiatek voltou do intervalo com uma mudança de uniforme e de mentalidade, para evitar uma nova decepção em Flushing Meadows, após a queda nas oitavas de final em 2023. A polonesa reagiu a uma quebra precoce de Pegula, mas seus problemas de saque persistiram.
A americana conseguiu outra quebra no sétimo game e encaminhou a vitória por 6-4, para conquistar seu maior triunfo em um grande palco do tênis mundial.