Semifinais femininas do US Open acontecem nesta quinta (5); saiba tudo sobre os duelos
A bielorrussa Aryna Sabalenka (2ª do mundo) e a tcheca Karolina Muchová (52ª) disputam as semis do Grand Slam dos Estados Unidos pelo segundo ano seguido, e têm pela frente duas tenistas da casa.
Sabalenka joga nesta quinta, às 20h (de Brasília), contra a nova-iorquina Emma Navarro (12ª), enquanto Muchová encara Jessica Pegula (6ª), natural de Buffalo, cidade que fica no norte do estado de Nova York.
Sabalenka x Navarro
Enquanto a bielorrussa tenta chegar à sua segunda final de US Open, Navarro disputa sua primeira semifinal de Grand Slam na carreira.
• Siga Sabalenka x Navarro em tempo real
Emma Navarro jamais havia vencido uma partida sequer em Flushing Meadows, mas neste ano já ganhou cinco, passando por Paula Badosa (29ª) nas quartas e a atual campeã Coco Gauff (3ª) nas oitavas.
Já a bielorrussa joga sua quarta semifinal consecutiva do US Open – a primeira tenista a conseguir o feito desde Serena Williams. Em sua campanha atual, ela aniquilou a campeã olímpica Qinwen Zheng (7ª) nas quartas de final, depois de superar a belga Elise Mertens (35ª).
No confronto direto, há empate: Sabalenka venceu o último duelo, nas oitavas de Roland Garros (6-2 e 6-3), em junho, enquanto Navarro eliminou a rival nas oitavas de Indian Wells (6-3, 3-6 e 6-2), em março.
Apesar do equilíbrio no histórico, a número 2 do mundo é favorita a alcançar a decisão. Sabalenka tem o melhor retrospecto nos Grand Slams de quadra dura do que qualquer outra tenista em atividade, com 48 vitórias e 11 derrotas em todos os US Open e Australian Open.
Pegula x Muchová
A segunda semifinal será entre Muchová e a estadunidense Jessica Pegula (6ª), também no Arthur Ashe Stadium, logo após a primeira partida.
• Siga Pegula x Muchová em tempo real
Depois de perder seis quartas de final consecutivas em majors, Pegula, de 30 anos, surpreendeu a número 1 do mundo Iga Swiatek para alcançar a semifinal em Nova York pela primeira vez na carreira.
A estadunidense venceu 14 de suas últimas 15 partidas da temporada, incluindo a final do WTA 1000 de Toronto.
A tcheca, por outro lado, passou a maior parte do ano se recuperando de uma cirurgia no pulso, mas tem jogado o fino da bola desde sua volta à quadra dura, no início de agosto.
Confira todos os resultados do US Open 2024
Nas oitavas em Nova York, ela atropelou a brasileira Beatriz Haddad por 6-1 e 6-4, depois de ter eliminado a vice-campeã de Wimbledon Jasmine Paolini (5ª) também em sets diretos.
Pegula e Muchová são as únicas tenistas que ainda não perderam nenhum set no US Open.
Elas se enfrentaram apenas uma vez na carreira – há algumas semanas, em Cincinnati, e a número 6 do mundo venceu de virada por 5-7, 6-4 e 6-2. Esta é a única derrota da tcheca na quadra dura na temporada.