Andreeva, de 16 anos, vence Potapova e vai às oitavas de Wimbledon
Foi a segunda vez esta semana em que eliminou uma cabeça de chave no All England Club, depois de ter se beneficiado na rodada anterior do abandono da tcheca Barbora Krejcikova (11ª), a quem Andreeva já vencia por 6-3 e 4-0.
Vinda do qualifying, Andreeva vai entrar na segunda semana de Wimbledon, onde enfrentará nesta segunda-feira a americana Madison Keys (18ª), especialista em quadra de grama e que recentemente venceu o WTA 500 de Eastbourne. Após a vitória sobre Potapova, Andreeva afirmou que a capacidade de luta do tenista espanhol Rafael Nadal serve de inspiração e exemplo para ela.
"Fiquei impressionada quando Rafa voltou após uma lesão e venceu o Australian Open em 2022 e depois Roland Garros", disse ela. "Essa força mental é algo que tento imitar. Tento pensar no que ele faria a cada momento", explicou.
Andreeva já havia se destacado em outros grandes torneios neste ano, chamando a atenção principalmente pela precocidade. Ela avançou às oitavas de final do torneio de Madri e depois chegou à terceira rodada em Roland Garros, nas duas oportunidades no saibro.