Donna Vekic espanta zebra, vai à semi de Wimbledon e tira Bia Haddad do top 20
Vekic fechou o jogo em 2 sets a 1, de virada, com parciais de 5-7, 6-4 e 6-1, em duas horas e oito minutos.
Com o resultado, a croata garantiu pelo menos 650 pontos no ranking da WTA, tomando o 20º lugar da brasileira Beatriz Haddad Maia.
Bia pode perder mais duas posições e cair para número 23 do mundo na próxima semana, caso Barbora Krecjikova vença sua partida das quartas de final, nesta quarta-feira (10), e Elina Svitolina avance para a decisão do major britânico.
Semi inédita
Com 4 títulos na carreira, a croata de 28 anos nunca havia passado das quartas de final em torneios de Grand Slam, fase que alcançou no US Open de 2019 e no Aberto da Austrália do ano passado.
Vekic vai enfrentar por uma vaga na final de Wimbledon a vencedora do duelo entre a italiana Jasmine Paolini (7ª), vice-campeã de Roland Garros no início de junho, e a americana Emma Navarro (17ª).
Fim do sonho da zebra
A surpreendente Lulu Sun, de 23 anos, era a grande surpresa do torneio deste ano. Oriunda do quali, ela deixou pelo caminho a número 8 do ranking Qinwen Zhang e a espanhola Paula Badosa.
Sun manteve vivo o sonho de chegar à semifinal do Grand Slam londrino até a metade do segundo set.
Depois de fechar a primeira parcial com uma única quebra, manteve o saque até perder dois games consecutivos, o que levou a partida para o terceiro e decisivo set.
Vekic então usou a experiência para abrir 5-0 e selar a vitória em seu primeiro match point.