Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alcaraz avança e Tsitsipas é eliminado do Masters 1000 de Xangai

Alcaraz segue absoluto no Masters 1000 de Xangai
Alcaraz segue absoluto no Masters 1000 de XangaiAFP
Carlos Alcaraz, principal cabeça de chave do Masters 1000 de Xangai, lutou no que chamou de "uma das partidas mais difíceis deste ano" para chegar às oitavas de final do torneio nesta segunda-feira (9), derrotando o britânico Daniel Evans por 7-6 (1) e 6-4.

O espanhol é o único dos quatro primeiros colocados do torneio que resta depois que Stefanos Tsitsipas, da Grécia, foi eliminado em uma partida noturna para o francês Ugo Humbert por 6-4, 3-6, 7-5.

Veja a tabela completa do Masters 1000 de Xangai

O jogo de quase duas horas e meia de Alcaraz foi ferozmente físico, com Evans, 33º do ranking mundial, dando o seu melhor. Aos poucos, o número dois do mundo gradualmente assumiu o controle, vencendo de forma abrangente o tie-break do primeiro set.

"Esse foi provavelmente um dos jogos mais difíceis que disputei este ano", disse Alcaraz, de 20 anos, após o jogo. “Tentei ficar lá o tempo todo, esperando pelas minhas oportunidades. Tive que ficar forte mentalmente, ficar forte fisicamente... Estou muito feliz com o nível que joguei”.

Alcaraz enfrentará em seguida o búlgaro Grigor Dimitrov, que anteriormente superou uma chuva torrencial e um adversário bem adaptado, o russo Karen Khachanov, para vencer por 7-6 (8/6), 6-4.

Zebras na China

Alcaraz, duas vezes vencedor do Grand Slam, é o favorito para conquistar o título na ausência do número um do mundo, Novak Djokovic, e espera usar sua passagem pela China para diminuir a diferença para o sérvio no topo do ranking ATP. Ele também perdeu os principais rivais à medida que a competição avançava. 

O segundo cabeça-de-chave e atual campeão, Daniil Medvedev, foi derrotado por Sebastian Korda, 26º colocado, no domingo, e o terceiro cabeça-de-chave, Holger Rune, foi eliminado uma rodada antes. Tsitsipas juntou-se a eles nesta madrugada, depois de um jogo em que o jogador de 25 anos nunca pareceu encontrar uma forma consistente.

Stefanos Tsitsipas caiu precocemente na China
Stefanos Tsitsipas caiu precocemente na ChinaAFP

O número seis do mundo parecia abalado depois de perder o primeiro set, mas recuperou a compostura para responder no segundo. Mas quando Humbert, 34º colocado, voltou à frente no terceiro, Tsitsipas pareceu perder a calma, falando consigo mesmo com raiva e acertando uma bola para o alto, exasperado.

Humbert resistiu à recuperação grega no final do terceiro set, até que Tsitsipas mandou a bola para a rede no final do matchpoint. Em seguida, ele enfrentará o americano JJ Wolf, desafio que chamou de “nada fácil”.