Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tenista Simona Halep tem pena por doping reduzida; atleta já pode voltar a competir

Halep em Lausanne em 7 de fevereiro
Halep em Lausanne em 7 de fevereiroFABRICE COFFRINI/AFP
Nesta terça-feira, o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) reduziu a suspensão imposta à tenista romena Simona Halep por duas violações dos regulamentos antidoping, reduzindo-a de quatro anos para nove meses, que ela já havia cumprido desde julho passado.

Após três dias de audiências no início de fevereiro, o tribunal esportivo decidiu que o teste positivo da ex-número 1 do mundo veio de um "suplemento contaminado" e que as anomalias em seu passaporte biológico poderiam estar ligadas a uma "operação cirúrgica", de acordo com um comunicado à imprensa.

A decisão foi confirmada por Bogdan Stoica, advogado de Simona Halep. "Falei com ela. Informei Simona sobre a decisão do TAS. Como ela reagiu? Felicidade absoluta ", disse Bogdan Stoica à Digisport. Desta forma, Simona Halep já pode voltar a jogar tênis.

O caso

A carreira da romena foi interrompida em 7 de outubro de 2022, data de início de sua suspensão provisória após teste positivo no Aberto dos Estados Unidos do mesmo ano para um produto proibido, o roxadustat, molécula que estimula a produção de glóbulos vermelhos e que é classificada como EPO (etriopoietina) nos regulamentos da Agência Mundial Antidopagem (WADA).

Em 2023, Halep foi acusada de um novo crime, desta vez por “irregularidades” nos dados do seu passaporte biológico, uma ferramenta de monitorização a longo prazo para atletas de alto nível.

Comunicado oficial emitido pela TAS

O TAS aceita o recurso interposto por Simona Halep e reduz o seu período de inelegibilidade de quatro anos para nove meses. O Painel TAS determinou por unanimidade que o período de inelegibilidade de quatro anos imposto pelo Tribunal Independente da ITF deveria ser reduzido para um período de inelegibilidade de nove (9) meses começando em 7 de outubro de 2022, cujo período expirou em 6 de julho de 2023.

Como esse prazo expirou antes mesmo de o processo de apelação ser apresentado ao TAS, o Painel do TAS considerou apropriado emitir a parte dispositiva da Sentença Arbitral o mais rápido possível, juntamente com um comunicado de imprensa abrangente.

A Comissão TAS também ordenou a desqualificação de todos os resultados competitivos obtidos pela Sra. Halep de 29 de agosto de 2022 (data de seu teste positivo) até 7 de outubro de 2022, incluindo a perda de quaisquer medalhas, títulos, pontos de classificação e prêmios em dinheiro.

Portanto, o recurso interposto pela Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) é rejeitado e o recurso apresentado por Simona Halep é parcialmente admitido", informa o comunicado publicado pela TAS em seu site oficial.