Testes da Fórmula 1: onde assistir e tudo sobre a pré-temporada
As atividades de pista estão marcadas para quinta, sexta e sábado, sempre das 4h às 13h30 (horário de Brasília), com um intervalo para almoço entre 8h15 e 9h15. Ao todo, serão 28h30 disponíveis para as equipes prepararem os carros de 2023 e os ajustes para a temporada.
Presença brasileira com Felipe Drugovich
O atual campeão da Fórmula 2 e piloto reserva da Aston Martin dividirá o carro da equipe com o bicampeão mundial de F1 Fernando Alonso durante os três dias de testes. A presença do brasileiro na pré-temporada se dá por um acidente de bicicleta sofrido por Lance Stroll. O canadense não poderá guiar seu carro nos testes, e a expectativa de retorno é para a abertura da temporada.
Drugovich guiará a Aston Martin na primeira sessão desta quinta-feira, na madrugada brasileira, e Alonso na segunda sessão. As programações da sexta e do sábado ainda não foram confirmadas.
Número de voltas vale mais que os tempos
Com a dura limitação de testes na Fórmula 1 e apenas três dias de pré-temporada, perder qualquer tempo de pista é algo grave. Portanto, quando os times colocam o carro no circuito e permanecem nele sem problemas, já é um ótimo sinal. O contrário também é verdadeiro.
À medida que o carro se mostra confiável, as equipes partem para testes aerodinâmicos, diferentes acertos e simulações de corrida. Quem percorrer esse caminho com mais naturalidade dá melhores sinais que os adversários.
As melhores voltas podem ser um bom referencial — Max Verstappen liderou a pré-temporada nos dois últimos anos e se sagrou campeão em ambos. Não são, porém, o único referencial.
Mercedes recuperará a ponta do grid?
Dominante na categoria entre 2014 e 2020, a Mercedes tenta recuperar a hegemonia perdida nos últimos dois anos ao recolocar no grid um carro com a emblemática pintura preta (utilizada em 2020 e 2021).
Com algumas mudanças aerodinâmicas que buscam dar fim às vibrações que o carro gerava em 2022, a equipe alemã estará sob os holofotes nos três dias de testes. A ótima dupla de pilotos formada pelo heptacampeão Lewis Hamilton e pelo promissor George Russell espera ter condições de brigar com Red Bull e Ferrari neste ano.
Pilotos em novos times
Os testes também são uma oportunidade de ver os novatos e os veteranos em suas novas equipes. Se nas três principais equipes nada mudou, no meio do pelotão as mudanças foram intensas. Em seis dos 10 times houve alguma movimentação entre o fim de 2022 e a temporada 2023.
No time dos calouros titulares estão Oscar Piastri (McLaren), Logan Sargeant (Williams) e Nyck De Vries (AlphaTauri). Os veteranos que trocaram de time são Fernando Alonso (Aston Martin), Pierre Gasly (Alpine) e Nico Hulkenberg (Haas).
Por que os testes acontecem no Bahrein?
O pequeno país do Oriente Médio recebe a Fórmula 1 desde 2004 e abriga frequentemente os testes de pré-temporada. O motivo principal é o clima, mais quente que o europeu nesta época do ano, além de ser mais frequente na categoria. A F1 realiza a maioria de suas corridas em altas temperaturas ou com clima ameno.
Além do fator climático, a pista do Bahrein apresenta uma boa variedade de cenários em seu traçado e um asfalto abrasivo, ótimo para os testes de pneus. A questão logística também é importante, já que em 2022 a abertura da temporada será no Sakhir, uma semana depois dos testes.
Onde assistir à pré-temporada da F1?
Desde o ano passado, o BandSports realiza a transmissão de parte da pré-temporada da F1. O canal esportivo exibirá as segundas sessões dos três dias de treinos, sempre a partir das 9h. O F1 TV Pro, streaming oficial da Fórmula1, passará 100% das atividades no Bahrein ao vivo e sob demanda.