Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Testes da Fórmula 1: onde assistir e tudo sobre a pré-temporada

Red Bull e Ferrari dominaram a última temporada da F1
Red Bull e Ferrari dominaram a última temporada da F1Profimedia
Os testes de pré-temporada da Fórmula 1 começam na madrugada desta quinta-feira (23) no circuito do Sakhir, no Bahrein. Serão apenas três dias de atividade na pista para as equipes acertarem seus carros antes da abertura da temporada, também no Bahrein, na próxima semana.

As atividades de pista estão marcadas para quinta, sexta e sábado, sempre das 4h às 13h30 (horário de Brasília), com um intervalo para almoço entre 8h15 e 9h15. Ao todo, serão 28h30 disponíveis para as equipes prepararem os carros de 2023 e os ajustes para a temporada.

Presença brasileira com Felipe Drugovich

O atual campeão da Fórmula 2 e piloto reserva da Aston Martin dividirá o carro da equipe com o bicampeão mundial de F1 Fernando Alonso durante os três dias de testes. A presença do brasileiro na pré-temporada se dá por um acidente de bicicleta sofrido por Lance Stroll. O canadense não poderá guiar seu carro nos testes, e a expectativa de retorno é para a abertura da temporada.

Drugovich guiará a Aston Martin na primeira sessão desta quinta-feira, na madrugada brasileira, e Alonso na segunda sessão. As programações da sexta e do sábado ainda não foram confirmadas.

Número de voltas vale mais que os tempos

Com a dura limitação de testes na Fórmula 1 e apenas três dias de pré-temporada, perder qualquer tempo de pista é algo grave. Portanto, quando os times colocam o carro no circuito e permanecem nele sem problemas, já é um ótimo sinal. O contrário também é verdadeiro.

À medida que o carro se mostra confiável, as equipes partem para testes aerodinâmicos, diferentes acertos e simulações de corrida. Quem percorrer esse caminho com mais naturalidade dá melhores sinais que os adversários.

A Ferrari quer pôr fim ao jejum de 16 anos sem título de pilotos
A Ferrari quer pôr fim ao jejum de 16 anos sem título de pilotosAFP

As melhores voltas podem ser um bom referencial — Max Verstappen liderou a pré-temporada nos dois últimos anos e se sagrou campeão em ambos. Não são, porém, o único referencial.

Mercedes recuperará a ponta do grid?

Dominante na categoria entre 2014 e 2020, a Mercedes tenta recuperar a hegemonia perdida nos últimos dois anos ao recolocar no grid um carro com a emblemática pintura preta (utilizada em 2020 e 2021).

O carro da Mercedes terá a pintura preta em 2023
O carro da Mercedes terá a pintura preta em 2023Divulgação/Mercedes F1

Com algumas mudanças aerodinâmicas que buscam dar fim às vibrações que o carro gerava em 2022, a equipe alemã estará sob os holofotes nos três dias de testes. A ótima dupla de pilotos formada pelo heptacampeão Lewis Hamilton e pelo promissor George Russell espera ter condições de brigar com Red Bull e Ferrari neste ano.

Pilotos em novos times

Os testes também são uma oportunidade de ver os novatos e os veteranos em suas novas equipes. Se nas três principais equipes nada mudou, no meio do pelotão as mudanças foram intensas. Em seis dos 10 times houve alguma movimentação entre o fim de 2022 e a temporada 2023.

No time dos calouros titulares estão Oscar Piastri (McLaren), Logan Sargeant (Williams) e Nyck De Vries (AlphaTauri). Os veteranos que trocaram de time são Fernando Alonso (Aston Martin), Pierre Gasly (Alpine) e Nico Hulkenberg (Haas).

Pierre Gasly trocou a AlphaTauri pela Alpine
Pierre Gasly trocou a AlphaTauri pela Alpine AFP

Por que os testes acontecem no Bahrein?

O pequeno país do Oriente Médio recebe a Fórmula 1 desde 2004 e abriga frequentemente os testes de pré-temporada. O motivo principal é o clima, mais quente que o europeu nesta época do ano, além de ser mais frequente na categoria. A F1 realiza a maioria de suas corridas em altas temperaturas ou com clima ameno.

Além do fator climático, a pista do Bahrein apresenta uma boa variedade de cenários em seu traçado e um asfalto abrasivo, ótimo para os testes de pneus. A questão logística também é importante, já que em 2022 a abertura da temporada será no Sakhir, uma semana depois dos testes.

Onde assistir à pré-temporada da F1?

Desde o ano passado, o BandSports realiza a transmissão de parte da pré-temporada da F1. O canal esportivo exibirá as segundas sessões dos três dias de treinos, sempre a partir das 9h. O F1 TV Pro, streaming oficial da Fórmula1, passará 100% das atividades no Bahrein ao vivo e sob demanda.