Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tite explica escolha de Dani Alves: “Qualidade para ser articulador”

Tite atribuiu escolha de Dani Alves a aspectos técnico, físico e mental
Tite atribuiu escolha de Dani Alves a aspectos técnico, físico e mentalLucas Figueiredo/CBF
De todos os 26 convocados por Tite para a Copa do Mundo, quem mais chamou a atenção foi Daniel Alves. Aos 39 anos, o lateral-direito do Pumas-MEX disputará seu terceiro Mundial pela Seleção Brasileira. Ele está treinando desde o início de outubro no Barcelona B, pois a temporada do clube mexicano terminou no fim de setembro.

De acordo com Tite, a convocação de Dani Alves premia qualidade técnica individual, aspecto físico e força mental. O técnico também explicou que, na Seleção, o principal papel do lateral é na construção de jogadas.

“As pessoas têm de entender que os laterais na equipe brasileira não vão trabalhar na ponta, pois já temos pontas. Não vai ter lateral ofensivo, vai ter lateral construtor. E a qualidade técnica individual que Dani Alves empresta nesse quesito é impressionante”, disse Tite.

“É a qualidade técnica individual para ele ser um articulador, um organizador. E nós não temos nele um jogador de 60 e 70 metros de ida e volta, não. Ele tem a capacidade de organização. Essa é a função dele, é isso que ele pode nos proporcionar.”

Condição física

Dani Alves não entra em campo para uma partida oficial desde 23 de setembro, na penúltima rodada da Liga MX. Como o Pumas não se classificou para o mata-mata da competição, o lateral decidiu manter a forma nos treinos do Barcelona B.

Dani Alves não atua desde o fim de setembro
Dani Alves não atua desde o fim de setembroLucas Figueiredo/CBF

Apesar do período de inatividade, o preparador físico da Seleção Brasileira, Fábio Mahseredjian, garantiu que Dani Alves está em boa forma. Ele ressaltou que o atleta apresentou grande evolução desde a última Data FIFA, quando a comissão optou por deixá-lo de fora devido a níveis baixos de potência e força.

“Falamos isso com ele antes da convocação para setembro. E eu disse a ele abertamente: ‘Você precisa melhorar seus níveis de força e potência’. Eu me recordo muito bem que ele me disse: 'Missão dada, missão a ser cumprida. E será cumprida’. Depois fomos a Barcelona, observamos dois dias de treinamento, e ele mostrou grande evolução nesses quesitos de força e potência”, contou Mahseredjian.

“Quero agradecer também à comissão técnica do Barcelona B, que nos enviou dados e métricas dele nos treinamentos. E esses números nos deram ainda mais segurança quanto à convocação, nesse aspecto físico, mostrando que o Dani Alves de hoje é o mesmo que veio conosco em todo o ano de 2022 e que esteve nas Olimpíadas de 2021.”