Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Top 5 da rodada 34: brilho de Endrick, golaço de Cano e mais

Guilherme Bianchini
Endrick protagonizou a rodada com seus primeiros gols no profissional
Endrick protagonizou a rodada com seus primeiros gols no profissionalCesar Greco/Palmeiras
Um adolescente de 16 anos roubou a cena na 34ª rodada do Brasileirão. Com dois gols após entrar no intervalo, Endrick deixou o Palmeiras a apenas três pontos do título. Na outra ponta da tabela, o Juventude sacramentou o rebaixamento com mais uma derrota. E no topo da artilharia, Germán Cano ignorou a Neo Química Arena lotada para adicionar mais dois à sua coleção.

1) O(s) gol(s) de Endrick

Abel Ferreira teve coragem de colocar o menino de 16 anos em um cenário hostil, no intervalo de um jogo em que perdia para o Athletico-PR na Arena da Baixada. E não se arrependeu. A maior promessa atual do futebol brasileiro precisou de 25 minutos para virar a partida e se tornar o mais jovem da história a marcar com a camisa do Palmeiras e no Brasileirão de pontos corridos. 

E teve emoção até na súmula. O árbitro Bráulio da Silva Machado havia dado o primeiro gol para Gustavo Scarpa, mas trocou a autoria para Endrick após rever o lance. Em seu batismo no futebol profissional, o garoto deixou o time com as duas mãos na taça.

2) Cano cala a Arena

Pouco mais de um mês após a  dura eliminação na semi da Copa do Brasil, visitar o Corinthians na Neo Química Arena despertava um trauma para o Fluminense. Mas quem tem Germán Cano tem tudo. 

O artilheiro do Brasileirão colecionou momentos em Itaquera e ajudou a cicatrizar a ferida em grande estilo. Cano abriu o placar com o oportunismo de sempre, arriscou chute sem ângulo, tentou encobrir Cássio da intermediária, brigou com o goleiro… e colocou a cereja no bolo com um golaço de primeira. Já são 20 para ele no campeonato e 38 no ano.

3) Luan salvador

A temporada de 2022 tem sido especialmente sofrida para Luan. Sem conseguir uma sequência em campo por seguidos problemas na coxa, o volante do São Paulo teve sua redenção particular contra o Atlético-GO.

O tropeço em casa contra um time do Z-4 deixava o tricolor paulista fora do G-8 a apenas quatro rodadas do fim. E depois de empatar o jogo, eram os goianos que pareciam mais perto do segundo, mas Luan levou o Morumbi ao delírio no último lance, marcando seu primeiro gol no ano. E agora o São Paulo já sonha até com uma vaga direta na Libertadores.

4) O pulso ainda pulsa

O Palmeiras venceu. O Corinthians perdeu. O Ceará abriu o placar no Beira-Rio. Apenas uma virada do Internacional impediria o título alviverde nesta rodada. E foi isso que aconteceu. O colorado foi em busca do resultado no segundo tempo, ampliou a invencibilidade no Brasileirão para 13 jogos e empurrou a definição do campeonato para semana que vem.

5) Adeus, Juventude

Em 2021 o time se salvou de forma heroica na última rodada. Em 2022 não teve jeito. Com quatro partidas de antecedência, o Juventude está rebaixado para a Série B. Os gaúchos seguraram a lanterna do Brasileirão na 20ª rodada e não soltaram mais, sem uma vitória sequer no segundo turno. 

Desde então, perderam todas as partidas fora de casa, e foi justamente assim que a queda se sacramentou. O Juventude nem fez tão feio ao cair pelo placar mínimo contra o Atlético-MG, no Mineirão, mas o gol de Dodô mandou o Papo para a segunda divisão.