Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Top 5: os títulos brasileiros mais marcantes da história do Verdão

Top 5: os títulos brasileiros mais marcantes da história do Verdão
Top 5: os títulos brasileiros mais marcantes da história do VerdãoPalmeiras.com.br
O Palmeiras conquistou nesta quarta-feira (2) seu 11º Campeonato Brasileiro — recorde absoluto. É muito título. Mas quais deles foram os mais especiais? O Flashscore montou um top 5 para você.

5) O primeiro a gente nunca esquece

O primeiro caneco veio na Taça Brasil de 1960. O Palmeiras venceu o jogo de volta da final contra o Fortaleza por 8 a 2 no Pacaembu. O Verdão se classificou para jogar aquela Taça Brasil por ter vencido o Paulistão de 59 (o torneio reunia 17 campeões estaduais).

Craques: Djalma Santos, Valdemar Carabina e Julinho Botelho.

4) O último da Academia

A conquista do campeonato de 1973 marcou o primeiro bicampeonato do Brasileirão da era moderna (que se iniciou em 1971) e o último título nacional da histórica “segunda Academia”, um dos maiores times do futebol brasileiro, formado no final da década de 1960.

O jogo do título foi — assim como no anterior contra o Botafogo — um empate em 0x0 (desta vez contra o São Paulo). A final foi disputada em um maravilhoso quadrangular que também tinha o Internacional de Figueroa e o Cruzeiro de Nelinho.

Craques (este time qualquer palmeirense recita de cor): Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Ronaldo, Leivinha, César Maluco e Nei. Técnico: Oswaldo Brandão.

3) A redenção com Jesus

O maior campeão nacional do país demorou 22 anos para poder levantar outra taça do Brasileirão. O eneacampeonato de 2016 com o técnico Cuca foi o primeiro do clube na era dos pontos corridos e marcou a bem-sucedida reconstrução do Palmeiras após dois rebaixamentos e inúmeros times sofríveis.

Foi também o auge e a despedida de Gabriel Jesus — ele se transferiu para o Manchester City logo após o título conquistado em cima da Chape na 37ª rodada.

Craques: Gabriel Jesus, Dudu, Zé Roberto e Moisés.

2) “Pofexô” conquista o Brasil

No ano em que tirou o Palmeiras de uma fila de 18 anos (ao vencer o Paulistão de 1993), Vanderlei Luxemburgo também conquistou o Brasileirão com o Palestra meses depois (o primeiro título nacional do clube em quase duas décadas).

A final foi contra o Vitória de Dida e Alex Alves, e o time do Parque Antártica venceu na ida e na volta. Era o início da “terceira Academia” (ou era Palmeiras-Parmalat).

Craques: Edílson, Evair, Edmundo e Roberto Carlos.

1) O tetra em cima do rival

Em 1994, o irresistível Palmeiras de Luxemburgo igualou o feito da Academia e ganhou o Brasileirão pela segunda vez consecutiva. Desta vez, com um gostinho especial: a finalíssima foi em cima do maior rival. Com uma vitória de 3x1 sobre o Corinthians na ida e um 1x1 na volta, o Verdão se tornou o primeiro do Trio de Ferro a vencer um Brasileiro em cima dos outros dois arquirrivais (o Timão deu o troco em 2011).

A conquista de 94 foi, na época, o tetra brasileiro do time alviverde (no ano do tetra da Seleção), pois a CBF unificou os títulos (Taça Brasil e Robertão) apenas em 2010.

Craques: Evair, Edmundo, Rivaldo, Zinho e César Sampaio.

Confira a cobertura do título do Palmeiras