Top3 Flashscore: Os destaques brasileiros do futebol europeu no fim de semana
Com o gol marcado sobre o Crystal Palace, Gabriel Martinelli chegou a 13 gols marcados na Premier League nesta temporada, sendo o artilheiro dos Gunners no torneio nacional.
O jogador do Arsenal foi às redes seis vezes nos últimos seis jogos e está perto de ser o brasileiro com mais gols marcados em uma única edição de Premier League, marca que pertence a Roberto Firmino, com 15 tentos na temporada 2017-2018.
É perceptível ao analisar a presença de Martinelli o fortíssimo jogo que o brasileiro exerce no lado esquerdo do ataque do Arsenal, acumulando sua presença no setor e trabalhando aberto, com algumas presenças na área, mas servindo como uma ponta que também participa, na fase ofensiva, da construção das jogadas de frente do time. Sua presença defensiva não é tão sentida dentro do esquema de Arteta, que prefere tê-lo como um jogador para puxar o ataque.
Seu gol também sai de uma jogada onde ele se desloca da esquerda para a área e aproveita o arremate após assistência de Saka, que é o outro motor deste time, só que puxando as jogadas ofensivas pelo lado direito. O Arsenal não possui um atacante referência, apesar da 9 de Gabriel Jesus. Por isso, a presença de Martinelli, ora puxando pela esquerda, ora pisando dentro da área, é fundamental para o sucesso do time comandado por Arteta.
Eficiência de Douglas Luiz
Ainda na Premier League, outro brasileiro que se destacou foi Douglas Luiz, que fez um dos gols do Aston Villa na vitória sobre o Bournemouth por 3 a 0. O jogador destacou-se no triunfo do time londrino ao obter sucesso nos seus cinco dribles tentados, além de um porcentagem de acerto de passes altíssima - 85% (39 de 46 acertos). O mapa de passe do brasileiro denota o excelente rendimento do jogador, com participação em praticamente todas as fases do jogo.
Douglas Luiz ainda finalizou o confronto com 73 toques na bola, três chutes ao gol, duas chances criadas, duas interceptações, duas disputas de bola vencida e um gol, sendo eleito o craque do time no triunfo frente ao Bournemouth.
A solidez de Bremer
A Juventus venceu a Inter de Milão por 1 a 0, em dérbi válido pela Série A italiana. O resultado foi garantido graças à uma grande exibição do sistema defensivo da Vecchia Signora, em especial ao zagueiro brasileiro Bremer, que venceu todos os duelos pelo alto, além de um interceptação e 10 roubadas de bola.
No mapa de calor do jogador, é possível perceber a função importante exercida por Bremer, que atua como o homem centralizado no sistema defensivo e conseguiu anular importantes nomes da Inter, como Dzeko. Além disso, ele participa do início da construção de jogadas da Juventus, fazendo a movimentação justamente pelo centro de campo;.