Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Torcedores do Marrocos tomam as ruas do país após classificação

Marroquinos fazem grande festa em Rabat, capital do país
Marroquinos fazem grande festa em Rabat, capital do paísAFP
Depois da classificação histórica do Marrocos para a semifinal da Copa do Mundo, ao bater Portugal neste sábado (10), multidões se reuniram em Casablanca e gritaram "Classificado! Classificado!".

Também houve comemorações em todo o mundo árabe e na Europa depois que o Marrocos se tornou a primeira seleção africana a chegar às semifinais da Copa do Mundo.

"Meu coração vai parar, que equipe, que resistência, que conquista", disse à AFP Ilham El Idrissi, uma mulher de 34 anos de Casablanca.

Ela não foi a única a saudar o time conhecido como Leão do Atlas, que enfrentará a atual campeã França por uma vaga na final.

"Acho que estou sonhando acordado. Me belisque! Que orgulho enorme. Agradeço a eles do fundo do meu coração", disse Mouad Khairat (29), executivo de um call center. "A seleção marroquina conseguiu fazer o impossível. Queremos a taça agora."

Acompanhe a cobertura completa da Copa do Mundo

"Não existe impossível no futebol, essa é a magia deste esporte", disse à AFP o ex-jogador da seleção marroquina Abderrazak Khairi.

Khairi marcou duas vezes na surpreendente vitória por 3 a 1 sobre o mesmo adversário, Portugal, na Copa do Mundo de 1986 no México, quando Marrocos se tornou a primeira nação africana a chegar às oitavas de final.

"A seleção marroquina conseguiu fazer o impossível. Queremos a taça agora", disse Ali Gyme (24).

Em Casablanca, o templo do futebol marroquino, as camisas da seleção nacional e as bandeiras vermelhas com a estrela verde estão por toda parte, nas vitrines, nas barracas e nos mercados.

Afrescos gigantes apareceram mostrando o atacante Hakim Ziyech e o técnico Walid Regragui, que foi elevado ao posto de herói nacional.

Festa na casa do rival da semifinal

Em Paris, os torcedores marroquinos se reuniram na Champs Elysées, onde os franceses comemoraram seus títulos de Copa do Mundo, e explodiram de alegria ao apito final.

"É um grande orgulho para todos os países árabes, para toda a África", disse Maamar (27), que agitou uma bandeira marroquina, mas disse ser de origem argelina. Aconteça o que acontecer, estamos entre as quatro melhores seleções do mundo."

Dounia, um franco-marroquino de 23 anos, disse que a classificação para as semifinais foi ótima."Hoje também é meu aniversário, não poderia ter recebido presente melhor", revelou.

Agitando bandeiras de Marrocos, Argélia, Síria e Palestina e cantando em árabe, os torcedores felizes se misturaram aos turistas que lotavam a icônica avenida da capital francesa em uma noite fria de inverno.

Os torcedores também se reuniram em Bruxelas, onde 18 pessoas foram presas durante incidentes após o Marrocos vencer o Canadá na fase de grupos.