Tour de France de 2024 começará em Florença, a primeira vez na Itália
"O Tour já partiu de todos os países que fazem fronteira com a França. Já partiu seis vezes da Holanda, que não tem fronteira comum com a França. Mas nunca partiu da Itália. Há uma incoerência que vai desaparecer", explicou à AFP Christian Prudhomme, diretor do Tour de France, que está na Itália para apresentar esta 26ª largada no exterior, a terceira consecutiva depois de Copenhague em 2022 e Bilbao em 2023.
No total serão três etapas na Itália para dar início à edição de 2024 do Tour, que devido aos Jogos Olímpicos de Paris terminará excepcionalmente em Nice e não nos Champs Elysees da capital, como já haviam anunciado os organizadores. A etapa final será um contrarrelógio individual no dia 21 de julho na cidade mediterrânea do sul da França, cinco dias antes do início dos Jogos Olímpicos.
A primeira etapa, no dia 29 de junho, ligará Florença a Rimini, em “uma etapa de média montanha ou mesmo montanha, com uma diferença positiva de altitude de 3.700 metros”, segundo Prudhomme.
A segunda, indicada para especialistas em fugas, terá início em Cesenatico e terminará com um circuito final em Bolonha, passando por Imola, onde o francês Julian Alaphilippe se proclamou campeão do mundo em 2020.
A terceira, favorável a uma chegada em sprint, irá de Piacenza a Turim. A quarta etapa terá início em solo italiano e término em território francês.