Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Triatletas olímpicos fazem, no Rio Sena, teste da prova de natação da modalidade

Riscos vêm das chuvas fortes, que podem fazer com que o sistema de esgoto de Paris transborde
Riscos vêm das chuvas fortes, que podem fazer com que o sistema de esgoto de Paris transbordeAFP
Os triatletas olímpicos fizeram um teste de natação no Rio Sena, em Paris, nesta quarta-feira (16), 10 dias depois que as fortes chuvas fizeram com que a qualidade da água ficasse abaixo dos padrões mínimos de saúde e forçaram o cancelamento de outra competição em águas abertas.

O Sena está no centro das atenções porque o rio - onde a natação é proibida há muito tempo - deverá ser o local da prova natação do triathlon nos Jogos Olímpicos do próximo ano.

"Eu sempre mergulho com a boca aberta. Não vai ser engraçado se eu acordar amanhã de manhã com... qualquer coisa", disse o triatleta Kristian Blummenfelt, esfregando o estômago, pouco antes de mergulhar na água.

Banho no Sena é proibido desde 1923
Banho no Sena é proibido desde 1923AFP

Blummenfelt e outros pularam na água para se acostumar com o percurso e as correntes antes de um evento-teste de Paris 2024 programado para quinta-feira.

O banho no Sena é proibido desde 1923, com promessas de restaurar a qualidade da água desde 1990, quando o prefeito de Paris, Jacques Chirac - mais tarde presidente da França - prometeu tornar o Sena seguro para nadar novamente.

Os riscos vêm das chuvas fortes, que podem fazer com que o sistema de esgoto de Paris transborde e seja despejado no rio, poluindo-o com as bactérias fecais E.coli e Enterococcus.

A World Triathlon disse que a água do Sena é testada várias vezes por dia e que, se a qualidade da água não atender às exigências da World Triathlon e das autoridades de saúde pública, a corrida será transferida para o formato de duatlo.

World Triathlon disse que a água do Sena é testada várias vezes por dia
World Triathlon disse que a água do Sena é testada várias vezes por diaAFP