UEFA muda formato das eliminatórias para Copa do Mundo e Euro

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

UEFA muda formato das eliminatórias para Copa do Mundo e Euro

Com a Copa com 48 seleções a partir de 2026, uma mudança da UEFA já era esperada
Com a Copa com 48 seleções a partir de 2026, uma mudança da UEFA já era esperadaProfimedia
As eliminatórias da Europa para as competições de seleções para as próximas Copas do Mundo e Eurocopas terão grupos de quatro ou cinco equipes, anunciou a UEFA nesta quarta-feira (25), que também reformou a Liga das Nações.

Segundo a nova fórmula adotada pelo Comitê Executivo da entidade, as competições eliminatórias terão menos jogos, já que os 50 países europeus serão divididos em mais grupos.

Os vencedores dos 12 grupos estarão classificados diretamente para a Copa do Mundo e a Eurocopa, assim como os melhores segundos colocados.

Os demais segundos de cada chave disputarão uma repescagem contra equipes classificadas através da Liga das Nações da UEFA.

Com a ampliação do Mundial para 48 seleções em 2026, a Europa terá 16 representantes, três a mais dos que estiveram no Catar em 2022. Por outro lado, a Eurocopa 2028 continuará com 24 participantes.

Mudança na Liga das Nações

Sobre a Liga das Nações, criada pela UEFA em 2018 para substituir os amistosos, o formato será modificado para incluir uma fase de quartas de final com jogos de ida e volta, mantendo o "Final 4" (semifinais e final) com jogo único em junho.

Estas novidades deverão se adaptar às reformas anunciadas em dezembro pela Fifa, que prevê a partir de 2025 fundir seu calendário de setembro e outubro e organizar em março torneios amistosos, os 'FIFA World Series', que reunirão equipes de diferentes confederações.