Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Uefa vai reembolsar torcedores do Liverpool pelo caos na final da Champions

Vários torcedores do Liverpool não conseguiram acompanhar a decisão em Paris
Vários torcedores do Liverpool não conseguiram acompanhar a decisão em ParisAFP
A Uefa reembolsará os torcedores do Liverpool que compareceram à final da Liga dos Campeões do ano passado em Paris, disse o órgão regulador do futebol europeu nesta terça-feira (7), depois que um relatório independente disse que a entidade foi a responsável pelo caos fora do estádio.

A final foi adiada por 36 minutos depois que milhares de torcedores do Liverpool não conseguiram entrar no Stade de France para a partida de 28 de maio do ano passando, quando o Real Madrid venceu por 1 a 0.

A polícia francesa foi filmada usando gás lacrimogêneo contra torcedores, incluindo mulheres e crianças. Embora a Uefa inicialmente tenha culpado os torcedores do clube de Merseyside pelo caos, o órgão regulador mais tarde se desculpou após a divulgação de uma análise independente.

"Levamos em consideração um grande número de opiniões expressas tanto publicamente quanto em particular e acreditamos que criamos um esquema abrangente e justo", disse o secretário-geral da Uefa, Theodore Theodoridis, em comunicado.

"Valorizamos a contribuição das organizações de torcedores do Liverpool FC, Spirit of Shankly (SOS) e Liverpool Disabled Supporters Association (LDSA), bem como o diálogo aberto e transparente durante esse período". 

“Reconhecemos as experiências negativas daqueles torcedores no referido dia e com este esquema reembolsaremos os fãs que compraram bilhetes e que foram os mais afetados pelas dificuldades de acesso ao estádio”.

A Uefa disse que os reembolsos estarão disponíveis para todos os torcedores com ingressos para os portões A, B, C, X, Y e Z, onde "as circunstâncias mais difíceis foram relatadas". Os torcedores do Liverpool tiveram 19.618 ingressos alocados para a final.

Os dois grupos de torcedores, SOS e LDSA, saudaram o anúncio com uma declaração conjunta, mas disseram que isso não deixa a Uefa "livre" da responsabilidade sobre os danos sofridos no dia da decisão.

"Com a promessa de reembolsar os torcedores, a Uefa deu um jeito de reconhecer sua parte no fiasco", disseram.

"Mas não isenta a Uefa de críticas ou diminui a necessidade de implementar todas as recomendações feitas pela investigação independente."

Os ingressos para a final custaram entre 62 libras (R$ 383) e 610 libras (R$ 3.159).

"Além disso, todos os torcedores que, de acordo com os dados de controle de acesso, não entraram no estádio antes das 21:00 CET (o horário originalmente programado para o início da partida) ou que não puderam entrar no estádio, terão direito a um reembolso. ", acrescentou a UEFA.

"Devido à natureza do processo original de venda de ingressos, pelo qual os torcedores do Liverpool compraram ingressos do Liverpool FC e não diretamente da UEFA, a UEFA solicitou que o clube implementasse os reembolsos para garantir a proteção de dados pessoais e facilitar o processo."

A Uefa disse que torcedores do Real Madrid e torcedores neutros que atenderem aos critérios de reembolso serão atendidos por meio do serviço ao cliente.