Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um campeão em cinco atos: os momentos cruciais do Palmeiras

Virada épica no Morumbi foi um dos grandes momentos da campanha alviverde
Virada épica no Morumbi foi um dos grandes momentos da campanha alviverdeCesar Greco/Palmeiras
A trajetória de um campeão de pontos corridos é repleta de momentos marcantes ao longo da campanha. E apesar de todas as vitórias do Palmeiras no Brasileirão de 2022 terem valido os mesmos três pontos, alguns jogos ficam na memória do torcedor como elementos cruciais da conquista.

O Flashscore pede licença para transformar o top 5 da rodada 35 do Brasileirão na lista dos cinco atos principais do hendecacampeonato do Palmeiras.

1) Virada épica no Morumbi

A invencibilidade fora de casa é um dos grandes feitos do Palmeiras no Brasileirão. E nenhum jogo longe do Allianz Parque foi tão épico quanto o Choque-Rei da 13ª rodada, no Morumbi. 

O time perdia por 1 a 0 até os 44 minutos do segundo tempo, mas acionou duas armas letais para a virada histórica: o cruzamento de Gustavo Scarpa e a presença ofensiva dos zagueiros. Gustavo Gómez e Murilo deram a vitória que deixou claro para todo mundo quem levaria o título.

2) Vitória suada contra o Inter

Na última rodada do primeiro turno, a vantagem na ponta não era tão grande e o Internacional ainda não era um postulante ao título. Com o desenrolar do returno, porém, ficou clara a importância daquele triunfo no apagar das luzes no Allianz Parque. 

Após Gustavo Gómez abrir o placar e Alexandre Alemão deixar tudo igual, foi a vez de Gabriel Menino aparecer como herói e decidir perto do fim.

3) Empate crucial com o Fla

O único jogo sem vitória desta lista tem motivo para estar aqui. Principal ameaça ao Palmeiras pela qualidade de seu elenco, o Flamengo fazia campanha de recuperação, era o vice-líder e poderia encurtar a distância para “apenas” seis pontos. 

O Verdão ainda saiu atrás no primeiro tempo, mas o golaço de Raphael Veiga deixou tudo igual e manteve o conforto alviverde na ponta da tabela. Este foi o grande momento no campeonato do camisa 23, que teve o ano prejudicado por lesões.

4) A conquista do Mineirão

O confronto entre Palmeiras e Atlético-MG vinha de seis empates consecutivos, e os paulistas não venciam os mineiros há oito jogos — apesar das duas classificações na Libertadores. 

Foi aí que a sensacional campanha alviverde fora de casa atingiu um de seus pontos altos, na 28ª rodada. Mesmo com vários desfalques e uma arbitragem confusa, a equipe bateu o Galo no Mineirão com gol de Murilo.

5) O batismo de Endrick

O surgimento de Endrick foi a cereja do bolo no hendecacampeonato brasileiro. A estrela em ascensão, de apenas 16 anos, marcou seus dois primeiros gols na virada sobre o Athletico-PR na Arena da Baixada e se tornou o mais novo a marcar com a camisa alviverde em toda a história

Embora a taça não tenha sido confirmada ali, o jogo pode ser considerado o do título, já que o Palmeiras foi campeão antes de entrar em campo na rodada seguinte — quando Endrick também balançou a rede.