Ranking Flashscore: Quem vai mais bem vestido para a Copa?
32. Camarões
Os africanos foram os últimos a revelar seu uniforme para a Copa do Mundo. A One All Sports assumiu a responsabilidade de desenhar a camisa de Camarões aos 45 do segundo tempo, depois que a federação rompeu contrato com a Le Coq Sportif. E está evidente que este foi um trabalho feito de última hora. Por parecer camiseta de campeonato de colégio, os Camarões ficam com um honroso último lugar no ranking:
31. Alemanha
Inventar a roda com time tetracampeão mundial pode resultar em gol contra. Essa versão da Adidas acabou num Ajax (ou PSG?) descolorido, que pouco remete à Mannschaft.
30. Austrália
O aveludado ajudou a apagar um design que já não era dos melhores. Não tem contraste, não tem personalidade, não é a do Brasil, não é a da Holanda... não empolga.
29. Inglaterra
Este degradê, gente...
28. Japão
O detalhe da camisa era para fazer alusão a rabiscos de mangá. Mas sem os desenhos por perto para nos lembrar disso, parece só que alguém esqueceu o ferro de passar roupa ligado.
27. Catar
Tá certo que são os anfitriões, mas precisava de um emblema deste tamanho? O tom "vermelho-púrpura" meio Torino, meio Juventus da Mooca é bom.
26. Irã
Apesar do toque anos 90, o uniforme do Irã (feita pela fabricante iraniana Majid) não inspira muita simpatia -- que já está em falta por conta da morte de uma mulher de 22 anos sob custódia policial que acendeu uma onda de protestos mundo afora contra o machismo do estado islâmico.
25. Marrocos
O design é mezzo retrô, mezzo preguiçoso. Nota 5.
24. Suíça
A camisa vem nos lembrar que a Suiça é historicamente um time sem graça. Obrigado, Puma.
23. Canadá
O Canadá não lançou camisa nova para a Copa porque a classificação para o mundial não estava nos planos... Que fase, nota 6 para essa aí.
22. Tunísia
A camisa é inspirada na armadura de Hannibal, encontrada no país em 1909 - o que é interessante até -, mas a mania da Kappa de colocar a marca e o distintivo lá no ombro dá um pouco de agonia.
21. Equador
Uniforme justo (em todos os sentidos). Mais bonita no tweet do que em campo.
20. Senegal
Parece a camisa de Gana, com a adição do V tricolor. Simpática, alegre, querida, mas amarelo no branco é sempre (SEMPRE) um problema.
19. Polônia
Camisa sóbria (no país da vodka barata). Essa história da águia não cola, mas ganha pontos porque a reserva é simplesmente impecável.
18. Dinamarca
Tudo apagado não é o ideal, mas ganha pontos pela crítica ao tratamento dado pelo Catar aos trabalhadores que construíram os estádios da Copa.
17. Espanha
Vermelho sangue corretissimo. Mas a reserva azul-bebê é tão feia, mas tão feia, que faz a fúria perder uns pontinhos no ranking.
16. Arabia Saudita
Elegante. A gola lembra o Guarani campeão brasileiro de 78.
15. EUA
A seleção norte-americana é a única (justamente a terra natal da Nike) a ter a marca do fornecedor esportivo apenas na manga (uma alusão ao futebol americano?)
14. Brasil
A seleção canarinho ganha detalhes de onça. Não seria um problema se o azul não tivesse tomado o lugar histórico do verde na camisa titular. E o verde que sobrou é quase água :(
13. País de Gales
Você não queria uma dessas? Pattern bonito, sutil – menos invasivo do que o do Japão. Nessa a Adidas acertou.
12. Sérvia
Vermelho escuro soviético com detalhes em ouro. Simplesmente um luxo
11. Croácia
É difícil estragar a camisa da Croácia – e de fato, a Nike não conseguiu. Tem menos xadrex nessa versão, mas continua linda.
10. Gana
É o Senegal sem o V, e com uma imensa estrela solitária. Peça indispensável no guarda-roupa.
9. Coréia do Sul
A camisa é simples assim para valorizar o escudo leonino da Coréia – que é tão legal que garante o nono lugar do ranking.
8. Mexico
Como a Croácia, é dificil errar com o México - o tricolor é sempre maravilhoso. E a camisa reserva é tao espetacular que faz a titular ganhar uns pontos a mais.
7. Bélgica
Fogo tem a ver com as cores belgas, então cabe melhor aqui, com sutileza, do que este fogo pixelado na reserva da Argentina. A Bélgica só não está melhor no ranking porque a camisa 2 é uma temeridade.
6. França
Elegante como de costume. Dá para usar no jantar com a esposa.
5. Argentina
Clássica, tom de azul correto, tudo nos conformes... dá até um medinho.
4. Portugal
Essa divide bastante as opiniões, bem como a divisão entre o verde e o vinho. Na votação do Footballkitarchive.com, as pessoas odiaram. No Twitter, muita gente curtiu. Quem gostou, amou - nós, como se vê pelo ranking, amamos.
3. Uruguai
Se essa camisa falasse, ela diria “hola, sou a Celeste Olímpica bi-campeã do mundo. E você?”.
2. Holanda
Este manto holandês só não está no topo do ranking porque o laranja poderia ser mais... laranja. De resto, é um novo clássico. O aveludado (ao contrário do da Austrália) ficou show de bola, e faz parecer que os jogadores estão travestidos de leão, o animal símbolo da seleção.
1. Costa Rica
Curiosamente a única camisa da New Balance. E a marca não precisava mesmo fazer mais nenhuma depois dessa maravilha. Até faz parecer que a Costa Rica é aquele temido esquadrão das Copas de 90 e 2014. Faz lembrar também que, se a Roma jogasse a Copa com seu fardamento atual, ficaria em 1º lugar neste ranking.
Veja a tabela da Copa do Mundo 2022
O ranking será atualizado, claro, assim que a Puma lançar o uniforme de Camarões, e a fabricante iraniana Majid revelar a camisa do Irã.