Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Usain Bolt: "Acho que o recorde dos 100m será o mais difícil de ser quebrado"

Usain Bolt participou concedeu entrevista à World Athletics
Usain Bolt participou concedeu entrevista à World AthleticsALAIN JOCARD / AFP
O atleta jamaicano concedeu uma entrevista à World Athletics para analisar seu início turbulento, sua carreira mais do que bem-sucedida e o que ele espera para o futuro.

Usain Bolt é uma figura lendária na corrida de velocidade, mas nem sempre ficou claro para ele que esse seria seu destino. A paixão de seu pai pelo esporte, por outro lado, fez com que ele estivesse "muito envolvido" desde a infância. "Jogávamos na rua, usávamos qualquer coisa, como laranjas, para jogar futebol. Era qualquer coisa", explicou ele durante entrevista.

Ele também fez referência ao seu treinador de críquete, que o incentivou a correr porque viu seu potencial. A partir daí, quando ele decidiu mudar para o atletismo, houve muitas dificuldades.

"Levei três ou quatro anos para realmente chegar ao ponto que eu queria. Isso aconteceu por causa de lesões, e muitas pessoas disseram que eu estava acabado, que era um fracasso e que não seria um profissional. Isso me deixou triste às vezes, mas conhecer Glen Mills me colocou de volta nos trilhos."

Sobre o que aconteceu em 16 de agosto de 2009, uma data única em sua carreira, ele disse com uma risada: "Lembro que fizemos uma aposta com meu treinador e meu massagista sobre a velocidade que eu iria correr. Eu sabia que iria bater o recorde mundial, pois estava em ótima forma e havia corrido muito bem durante toda a temporada. Minha aposta era 9,54, a do meu técnico era 9,52 e a do meu massagista era 9,56. Ele (o massagista) ficou mais perto, então aceitou o dinheiro."

Um possível treinador está vindo

As marcas são batidas ao longo dos anos, embora algumas sejam alcançadas mais cedo do que outras. Bolt acredita que levará muito tempo até que alguém supere a sua marca. "Acho que o recorde dos 100m será o mais difícil de ser batido porque é a prova mais rápida e, se você cometer um erro durante a prova, não conseguirá. É muito mais técnico e é por isso que acho que vai durar mais tempo".

Muitos esperam que ele possa ajudar profissionais que estão onde ele esteve no passado: "Agora estou concentrado em meus filhos. Eles estão crescendo e eu gosto disso, é divertido. As pessoas costumavam me perguntar se eu queria ser técnico e eu sempre dizia que não tinha paciência, mas agora que tenho filhos, preciso ter paciência e estou inclinado a me tornar técnico um dia.