Vai rolar a bola na renovada Copa Sul-Americana, a irmã mais nova da Libertadores

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vai rolar a bola na renovada Copa Sul-Americana, a irmã mais nova da Libertadores

Um total de 32 times entrarão em campo esta semana
Um total de 32 times entrarão em campo esta semana Profimedia
Sem a mística da Copa Libertadores, mas com uma tradição crescente que abrange 21 edições, a Copa Sul-Americana 2023, o segundo torneio de clubes mais importante da Conmebol, começará a ser disputada a partir desta terça-feira sob um novo formato que visa melhorar a qualidade da competição.

Com 44 equipes inscritas, 32 delas entrarão em campo esta semana para jogos somente de ida. Serão 16 clubes viajando para enfrentar adversários com Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai sendo representados. 

Os dois times vencedores dos cruzamentos nacionais de cada país se classificarão para a fase de grupos, onde seis clubes da Argentina e do Brasil aguardam, e terão a companhia dos quatro times perdedores da terceira fase (8 a 16 de março) da atual Copa Libertadores da América.

A Liga de Quito-EQU (2009), Independiente Santa Fé-COL (2015) e Cienciano-PER (2003) são os únicos três ex-campeões da Copa Sul-Americana que disputarão a fase de grupos.

Na fase de grupos, prevista para o período de 4 de abril a 29 de junho, entrarão em ação times como o ex-campeão argentino San Lorenzo-ARG, vencedor da primeira edição da Sul-Americana em 2002, e do Defensa y Justicia-ARG, vencedor de 2020 e do São Paulo, campeão de 2012.

Oito grupos de quatro equipes compõem a primeira fase, com o primeiro colocado de cada grupo avançando diretamente para as oitavas de final.

Confira os jogos da Copa Sul-Americana

Os segundos colocados jogarão contra as equipes que terminaram a fase de grupo da Libertadores na terceira posição para completar as eliminatórias para as oitavas de final. A final da 22ª edição da Copa Sul-Americana está marcada para 28 de outubro em uma única partida, em local a ser determinado.

O vencedor da Sul-Americana ganhará um lugar na fase de grupos da Copa Libertadores 2024 e enfrentará o vencedor da Libertadores 2023 em fevereiro do próximo ano para o título da Recopa Sul-Americana.