Vai ter Copa: confira as principais datas do futebol feminino em 2023
Calendário internacional
• Copa do Mundo: 20 de julho a 20 de agosto.
Após uma temporada que bateu recordes de público, o futebol feminino promete crescer ainda mais, pois 2023 é ano de Copa.
O Mundial será disputado na Austrália e na Nova Zelândia e contará com 32 seleções pela primeira vez.
O Brasil está no Grupo F junto com França, Jamaica e o vencedor da repescagem entre Paraguai, Taipei, Papua Nova Guiné e Panamá. A estreia da Seleção será dia 24 de julho, em Adelaide, contra o país que vier da repescagem.
Os Estados Unidos, atuais campeões, caíram no Grupo E junto com a atual vice-campeã Holanda (além do estreante Vietnã e outra seleção a ser definida). A Inglaterra, campeã da Eurocopa, está no Grupo D com Dinamarca e China.
Além do Vietnã, outras quatro seleções vão jogar um Mundial pela primeira vez: Irlanda, Marrocos, Filipinas e Zâmbia.
• Repescagem da Copa: 18 a 23 de fevereiro
Dez seleções brigam pelas últimas três vagas do Mundial da Oceania. Divididas em três grupos, elas vão jogar um playoff para definir quem vence cada grupo e se classifica para a Copa.
No Grupo A, o vencedor entre Camarões e Tailândia enfrentará Portugal no jogo decisivo.
No Grupo B, Chile espera o ganhador do jogo entre Senegal e Haiti.
No Grupo C, há um time a mais. Quem vencer entre a partida entre Taipei e Paraguai enfrenta o vencedor de Papua Nova Guiné e Panamá para definir o último classificado.
• Mata-mata da Champions League: de março a junho
A Liga dos Campeões feminina entra na sua fase final com oito times brigando pela orelhuda. As quartas de final ocorrerão em 21 e 22 de março (ida) e 29 e 30 de março (volta).
As semifinais acontecem em 22 e 23 de abril (ida) e 29 e 30 de abril (volta).
A final será disputada no dia 3 de junho no Philips Stadion, do PSV, na Holanda.
O sorteio dos confrontos será no dia 10 de fevereiro. O pote 1 tem os campeões de grupo Chelsea, Wolfsburg, Barcelona e Arsenal; o pote 2 tem PSG, Lyon, Bayern e Roma.
• Libertadores: de 5 a 21 de outubro
A Libertadores feminina de 2023 será disputada toda na Colômbia. Entre os 16 times do torneio, três são brasileiros: Palmeiras (atual campeão), Internacional e Corinthians.
Calendário do futebol feminino no Brasil:
• Supercopa: 5 a 12 de fevereiro
A segunda edição da Supercopa do Brasil reunirá oito equipes, que se enfrentam em sistema mata-mata pelo título. Os times classificados são: Ceará, Real Brasília, Atlético-MG, Corinthians, Athletico Paranaense, Flamengo, Internacional e Avaí Kindermann (SC).
• Brasileirão: 26 de fevereiro a 17 de setembro
A Série A1 do Brasileirão segue o formato dos anos anteriores. Será disputada por 16 times em duas fases: pontos corridos e mata-mata com os oito melhores classificados. Os dois finalistas vão para a Libertadores e os quatro piores são rebaixados para a A2.
O atual campeão (e também o maior, com quatro títulos) é o Corinthians.
• Brasileirão A-2: 15 de abril a 8 de julho
A segunda divisão do Campeonato Brasileiro segue com 16 clubes divididos em quatro chaves, com os dois melhores de cada grupo garantindo vaga nos playoffs e os quatro piores sendo rebaixados para a Série A3.
• Estaduais: setembro a dezembro
Os campeonatos estaduais ganharam um período só para eles pela primeira vez no calendário da CBF. Ao contrário do futebol masculino, no feminino os estaduais encerram a temporada.