Van Gaal descontente com a Holanda, mas confiante para o Catar
Os holandeses derrotaram seus vizinhos por 1x0 na Amsterdam Arena para garantir a primeira colocação do grupo e uma vaga na fase final do torneio em junho de 2023, mas o objetivo mais imediato é o Catar.
"Presumo que teremos melhor posse de bola na Copa do Mundo", disse Van Gaal na coletiva pós-jogo. "Não fomos muito bem contra a Bélgica, embora sem a bola acredito que tenhamos nos saímos bem".
Ele admitiu que a seleção belga jogou melhor.
"Tem a ver com a nossa forma neste domingo e a qualidade do adversário,” acrescentou o técnico. “Não é à toa que a Bélgica é a número dois no ranking mundial. E é incrível que os tenhamos vencido duas vezes."
A Holanda havia goleado os belgas por 4-1 em Bruxelas em junho, terminando no topo de seu grupo da Liga das Nações com seis pontos de vantagem.
Confira a tabela da Ligas da Nações
Van Gaal se prepara para sua segunda Copa do Mundo, após levar os holandeses ao terceiro lugar no Brasil em 2014.
"Acho que vamos ser um adversário difícil de enfrentar. Mostramos que, mesmo quando superados, ainda assim pode ser difícil de nos quebrar quando jogamos de forma mais compacta", completou o treinador.
"Agora tenho mais qualidade na defesa e no meio-campo. Antes tínhamos qualidade mais exclusivamente no ataque com Robin van Persie e Arjen Robben. Mas com Van Persie lesionado parte do tempo, eu tinha um garoto jovem que o substituía muitas vezes na época. Seu nome era Memphis Depay".
Depay, junto com seu colega de equipe do Barcelona Frenkie de Jong, não jogou contra a Bélgica depois devido a uma contusão na vitória contra a Polônia por 2x0 na quinta-feira (22), mas Van Gaal disse que mantém um lugar reservado para ambos no plantel.
O técnico acrescentou que já praticamente se decidiu sobre os 26 jogadores que vai levar para o Catar.
Os holandeses estreiam na Copa contra o Senegal em 21 de novembro, antes de enfrentar Equador e Catar pelo Grupo A.