Veja como foi a atuação de Modric na estreia da Croácia na Copa
A única oportunidade real de Modric, e também sua única finalização, aconteceu ainda na primeira etapa, perto do intervalo. Ele pegou uma sobra na entrada da área e acertou uma pancada que assustou o goleiro Bono, do Marrocos.
No jogo em que Luka Modric se tornou o primeiro jogador a atuar ao menos em uma Copa do Mundo e uma Euro em três décadas diferentes, o camisa 10 e capitão croata passou em branco em passes decisivos. Eleito o melhor jogador do mundo em 2018, especialmente pela campanha do vice-campeonato na Copa, o meia não foi o jogador letal que se destaca por suas atuações no Real Madrid.
Um dos motivos pode ter sido seu posicionamento em campo, como mostra o mapa de calor e também o gráfico de passes do atleta. Modric atuou mais recuado, tentando organizar a saída de bola croata. O grande problema é que a Cróacia tinha o controle da posse, mas não produzia ofensivamente, especialmente a partir da metade do segundo tempo, com queda de intensidade do jogo.
Modric, quando acionado mais à frente, acabou não contribuindo com efetividade para uma Croácia que ainda perdeu Vlasic no intervalo de partida, devido a uma lesão. Apesar disso, o camisa 10 croata foi eleito o jogador da partida pelos torcedores, e faturou o troféu dado pela FIFA. No mesmo jogo, Modric se tornou o jogador croata mais velho a disputar uma Copa, entrando em campo aos 37 anos e 75 dias.
Modric e a Croácia voltam a campo no domingo (27), às 13h (de Brasília), quando a equipe europeia encara o Canadá, pela segunda rodada do Grupo F, no estádio Khalifa Internacional.