Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Veja o que Verstappen precisa para ser campeão no GP do Japão

Max Verstappen tem 104 pontos de vantagem no campeonato
Max Verstappen tem 104 pontos de vantagem no campeonatoPhilip Fong/AFP
Líder disparado do Campeonato Mundial de Fórmula 1, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, pode garantir o título no Grande Prêmio do Japão, a 18ª etapa de 22, em virtude de sua dominância e dos erros cometidos por seus rivais ao longo da temporada.

Vencedor de 11 corridas das 17 disputadas, Verstappen chega ao Japão com 104 pontos de vantagem sobre o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, e 106 sobre seu companheiro de equipe mexicano Sergio Pérez.

Para conquistar seu segundo título na categoria máxima do automobilismo, Verstappen teria que terminar em Suzuka com uma vantagem de 112 pontos sobre seu primeiro perseguidor, ou seja, o máximo de pontos que podem ser conquistados nas últimas quatro corridas depois do Japão.

Para isso, Verstappen deve somar oito pontos a mais que Leclerc e seis a mais que Pérez no Japão.

Veja a classificação do campeonato de pilotos da Fórmula 1 em 2022

Em cada Grande Prêmio, os pontos são distribuídos entre os 10 primeiros colocados da seguinte forma: 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1. O piloto que fizer a volta mais rápida na corrida soma um ponto adicional, desde que também termine entre os dez primeiros.

Se Verstappen vencer e também fizer a volta mais rápida (25 pontos + 1), será o suficiente para ele, mesmo que Leclerc termine em segundo (18 pontos).

Mesmo que haja um extremamente improvável empate em pontos no final do ano, o holandês levaria o título graças ao seu número superior de vitórias (onze contra três de Leclerc atualmente).

Se vencer sem conseguir o ponto da melhor volta (25 pontos), Verstappen ganhará o título apenas se Leclerc ficar de terceiro para baixo.

Se terminar em segundo com a volta mais rápida (19 pontos), levará o título se Leclerc terminar em quinto ou menos e Pérez em quarto.

Se terminar em segundo sem a volta mais rápida (18 pontos), será coroado bicampeão se Leclerc terminar pelo menos em quinto sem a volta mais rápida e se Pérez for o quarto.

Se terminar em terceiro com o ponto de bônus (16 pontos), será necessário que Leclerc termine pelo menos em sexto e Pérez em quinto.

Se for o terceiro sem a melhor volta (15 pontos), será necessário que Leclerc termine pelo menos em sétimo e Pérez em sexto.

Verstappen pode até ganhar o título perdendo o pódio, terminando em quarto, quinto ou até sexto sem a melhor volta, desde que consiga pelo menos oito pontos a mais que Leclerc e seis a mais que Pérez na corrida.

Se falhar no Japão, Verstappen terá uma segunda chance de vencer o título mundial duas semanas depois, nos Estados Unidos.

Nos construtores, por outro lado, o título não será decidido em Suzuka: a Red Bull (576 pontos) não tem certeza de que a Ferrari (439) possa tirá-lo matematicamente.