Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vela: Martine Grael e Kahena Kunze ficam com o ouro no Troféu Princesa Sofía

Daniel Ottoni
Evento faz parte da preparação da dupla para os Jogos de Paris-2024
Evento faz parte da preparação da dupla para os Jogos de Paris-2024Sailing Energy/Trofeo Princesa Sofía
A dupla brasileira da vela formada por Martine Grael e Kahena Kunze, que disputa a classe 49erFX, mostrou que vive boa fase, com boas possibilidades de chegar com tudo nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Neste final de semana, as duas venceram o Troféu Princesa Sofía 2023, um dos eventos mais importantes e tradicionais da modalidade

Ao todo, foram 13 regatas, com as brasileiras levando a melhor sobre a dupla holandesa formada por Annette Duetz e Odile Van Aanholt, que ficou com a prata. Já o bronze ficou com as argentinas Maria Sol Branz e Cecília Carranza, que foram batidas nos critérios de desempate. 

A competição na Espanha começou na última terça-feira (03). Após as três regatas do primeiro dia, elas terminaram em 8° lugar. Foram três regatas diárias até a última sexta-feira (07).

A diferença foi feita neste sábado (08), quando houve apenas uma, a Medal Race, mas com pontuação dobrada. Martine Grael e Kahena Kunze precisavam do 6° lugar para ficar com o ouro e ficaram em segundo, garantindo o título. 

"Estamos satisfeitas com o resultado em Palma de Maiorca. Vencer a competição mostrou que o trabalho deu certo. Entramos na medal race com objetivo de ganhar a regata, mas também de olho nas adversárias. A tabela nos dava a vantagem, mas velejamos para vencer", valorizou Martine. 

Regata final, com pontuação dobrada, fez a diferença para resultado das brasileiras
Regata final, com pontuação dobrada, fez a diferença para resultado das brasileirasSailing Energy/Trofeo Princesa Sofía

De olho na Olimpíada

O evento fez parte da preparação da dupla para os Jogos de Paris-2024. A competição reuniu as principais equipes da atualidade.

O Troféu Princesa Sofía existe desde os anos 1960 e está consolidado no calendário da vela mundial. As brasileiras já tinham ido bem no evento, com o título em 2019 e o segundo lugar no ano passado. 

"Chegamos na Espanha no dia 9 de março. O resultado foi fruto desse trabalho prévio. A Martha Rocha, nossa treinadora, escolheu bem as velas e nos deu confiança assim como toda a equipe. O Torben (Grael, dono de cinco medalhas olímpicas, e pai de Martine) estava aqui também e nos ajudou bastante", comentou Kahena. 

Dupla brasileira tem o dois ouros olímpicos no currículo
Dupla brasileira tem o dois ouros olímpicos no currículoSailing Energy/Trofeo Princesa Sofía

Mais por vir

Depois do Troféu Princesa Sofia, o calendário de Martine e Kahena para 2023 seguirá intenso. Entre 22 e 30 de abril, elas vão disputar a Semana de Vela de Hyères, na França, outra competição de alto nível dentro da modalidade. 

"Nós estamos bem preparadas, mas também unidas e dando o nosso melhor a cada dia.  Estamos confiantes em bons resultados nesta temporada", disse Martine.

A agenda de treinos inclui um período entre 8 e 14 de julho, quando elas participarão de um evento-teste na raia olímpica dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A vela olímpica terá a raia de Marselha como palco das regatas. Já no final do ano, de 8 a 13 de novembro, elas disputarão o Campeonato Europeu, em Vilamoura, em Portugal.

Entre os dias 8 a 23 de agosto, elas disputarão o Mundial de Vela, em Haia, na Holanda. A competição define as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. As demais serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.

Evento começou na terça-feira na Espanha
Evento começou na terça-feira na EspanhaSailing Energy/Trofeo Princesa Sofía