Vela: Martine Grael e Kahena Kunze participam do Troféu Princesa Sofía
O torneio é um dos mais importantes do circuito mundial, presente no cenário desde os anos 1960. Martine e Kahena venceram o evento em 2019 e ficaram com o vice em 2022.
"O Troféu Princesa Sofia é sempre uma competição boa de avaliação do momento que estamos vivendo, com excelente nível técnico. A flotilha tem crescido muito, e a qualidade de todas equipes hoje é um parâmetro bem legal de como a classe se encontra, já pensando nas grandes competições", comenta Kahena.
Ainda na Espanha, as brasileiras ficaram em quarto lugar na Lanzarote International Regatta, em Lanzarote, também na Espanha, em fevereiro.
Expectiva alta para uma temporada cheia
Da Espanha, elas estarão na disputa da Semana de Vela de Hyères, na França, entre 22 e 30 de abril. As duas competições são consideradas bastante importante no meio da vela, com a presença das principais atletas do mundo da classe 49erFX.
"Nós estamos bem preparadas, mas também unidas e dando o nosso melhor a cada dia. Estamos confiantes em bons resultados nesta temporada", disse Martine.
Entre 8 e 14 de julho, as duas vão participar de um evento-teste na raia olímpica dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em Marselha.
Em agosto, entre os dias 8 e 23, chega a vez do Mundial de Vela, em Haia, na Holanda. A competição define as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. As demais serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.
No final do ano, entre 8 a 13 de novembro, elas disputarão o Campeonato Europeu, em Vilamoura, em Portugal. Martine e Kahena possuem, no currículo conjunto, o título mundial de 2014, os vice-campeonatos mundiais de 2013, 2015, 2017 e 2019, e a conquista dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.