Verstappen domina 1° treino em Suzuka em dia de muita chuva no circuito japonês
Verstappen parecia confortável na rápida pista japonesa, onde venceu nas duas últimas temporadas, e confirmou seu status de favorito para o GP de domingo.
Ele dominou a primeira sessão de treinos no meio do dia sem forçar, mas preferiu ficar na garagem quando a segunda sessão foi cancelada pela chuva, com temperaturas que não ultrapassavam 13ºC no ar e 18ºC no asfalto.
"Foi um bom primeiro dia, me senti confortável com o carro. Ainda há pequenas coisas para testar e checar, mas no geral está tudo bem. É uma pena que eu não tenha podido correr na segunda sessão de testes, mas não dá para mudar o tempo. Tenho a impressão de que a diferença para o pelotão de perseguição diminuiu, mas Suzuka é um bom circuito para a equipe, então estamos confiantes para este fim de semana", disse Verstappen.
O holandês superou o companheiro de equipe mexicano Sergio Pérez e o vencedor de Melbourne, Carlos Sainz (Ferrari), por 181 e 213 milésimos de segundo, respectivamente.
Com Charles Leclerc, de Mônaco, em sexto, logo atrás das duas Mercedes dos britânicos George Russell e Lewis Hamilton, a Ferrari confirmou que, em princípio, será a grande rival da Red Bull neste fim de semana.
"Não foi o dia ideal porque não pudemos trabalhar na segunda sessão de treinos. Eu estava bastante confortável na primeira sessão e estava ansioso para continuar o trabalho na segunda. Mas foi semelhante para todos", comentou Sainz.
Alonso em sétimo
O espanhol Fernando Alonso (Aston Martin) fez o sétimo tempo, enquanto os carros da McLaren foram mais discretos, em oitavo e décimo.
"Estamos no lugar certo e estou confiante de que podemos progredir até a classificação, onde pretendemos obter uma boa posição", explicou o britânico Lando Norris.
A primeira sessão de treinos foi encurtada em 10 minutos devido a uma bandeira vermelha após o acidente de alta velocidade de Logan Sargeant. O americano danificou sua Williams ao colidir com uma barreira de pneus e foi excluído da segunda sessão porque seu carro não foi consertado a tempo.
Há duas semanas, em Melbourne, o americano teve que passar o volante para seu companheiro de equipe tailandês Alex Albon, que havia batido o carro, pois sua equipe não tinha chassi reserva.
Fora da corrida, Sargeant assistiu à classificação e à corrida na garagem da Williams, depois que a direção optou por favorecer Albon, considerado mais capaz de marcar pontos para a equipe.